sicnot

Perfil

Economia

Air France pode estar a preparar-se para despedir mais do que o anunciado, dizem sindicatos

A Air France pode estar a prepara-se para despedir mais do que os 2.900 trabalhadores anunciados no início desta semana. De acordo com a agência Reuters, esse número poderá chegar aos 5.000.

© Jacky Naegelen / Reuters

De acordo com o sindicato, citado pela agência Reuters, a Air France não deu quaisquer garantias quanto ao número total de trabalhadores que irão para a rua até 2017.

Escreve a Reuters que uma fonte do sindicato desconfia que a empresa prepara-se para despedir 5.000 pessoas.

No início da semana, Alexandre de Juniac, CEO da Air France, anunciava um plano de reestruturação social da transportadora aérea francesa que prevê que sejam despedidos no total 2.900 trabalhadores nos próximos dois anos.

Numa primeira fase, e já no próximo ano, vão para a rua cerca de mil trabalhadores, por mútuo acordo. Os restantes em 2017, o que, segundo órgãos de comunicação social franceses, irá aumentar as tensões sociais na transportadora aérea.

A Air France emprega atualmente 52 500 trabalhadores.

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.