sicnot

Perfil

Economia

BCE deverá manter inalterada taxa de juro diretora

O Banco Central Europeu (BCE) deverá hoje manter inalterada a taxa de juro diretora nos 0,05%, de acordo com a expectativa dos analistas.

© Tony Gentile / Reuters

Apesar de não se esperarem mexidas para já, os mercados antecipam que o presidente do BCE, Mario Draghi, deverá dar a indicação, em conferência de imprensa após a reunião de governadores, de que está disponível para reforçar o programa de compra de ativos e mesmo um prolongamento da sua duração, para já previsto até setembro de 2016.

Desde março que o BCE compra mensalmente cerca de 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada com o objetivo de combater a baixa inflação (em setembro, na zona euro, ficou nos -0,1% em termos homólogos) e estimular a economia.

O Conselho de Governadores do BCE, que integra o conselho executivo do BCE e os governadores dos bancos centrais nacionais, reúne-se hoje na cidade de St. Julian's, em Malta. Tradicionalmente, este órgão encontra-se duas vezes por ano fora da sua sede, em Frankfurt, na Alemanha.

Lusa

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Ronaldo não está preocupado com repercussões de eventual fuga fiscal
    1:30

    Football Leaks

    Cristiano Ronaldo diz que quem não deve não teme. O avançado português não se mostra preocupado com as notícias que revelam que o jogador não terá declarado os rendimentos da publicidade ao fisco espanhol. Fontes do Ministério das Finanças do país vizinho confirmaram ao jornal El Mundo que o português está a ser investigado há ano e meio.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.