sicnot

Perfil

Economia

BCE deverá manter inalterada taxa de juro diretora

O Banco Central Europeu (BCE) deverá hoje manter inalterada a taxa de juro diretora nos 0,05%, de acordo com a expectativa dos analistas.

© Tony Gentile / Reuters

Apesar de não se esperarem mexidas para já, os mercados antecipam que o presidente do BCE, Mario Draghi, deverá dar a indicação, em conferência de imprensa após a reunião de governadores, de que está disponível para reforçar o programa de compra de ativos e mesmo um prolongamento da sua duração, para já previsto até setembro de 2016.

Desde março que o BCE compra mensalmente cerca de 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada com o objetivo de combater a baixa inflação (em setembro, na zona euro, ficou nos -0,1% em termos homólogos) e estimular a economia.

O Conselho de Governadores do BCE, que integra o conselho executivo do BCE e os governadores dos bancos centrais nacionais, reúne-se hoje na cidade de St. Julian's, em Malta. Tradicionalmente, este órgão encontra-se duas vezes por ano fora da sua sede, em Frankfurt, na Alemanha.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.