sicnot

Perfil

Economia

BCE deverá manter inalterada taxa de juro diretora

O Banco Central Europeu (BCE) deverá hoje manter inalterada a taxa de juro diretora nos 0,05%, de acordo com a expectativa dos analistas.

© Tony Gentile / Reuters

Apesar de não se esperarem mexidas para já, os mercados antecipam que o presidente do BCE, Mario Draghi, deverá dar a indicação, em conferência de imprensa após a reunião de governadores, de que está disponível para reforçar o programa de compra de ativos e mesmo um prolongamento da sua duração, para já previsto até setembro de 2016.

Desde março que o BCE compra mensalmente cerca de 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada com o objetivo de combater a baixa inflação (em setembro, na zona euro, ficou nos -0,1% em termos homólogos) e estimular a economia.

O Conselho de Governadores do BCE, que integra o conselho executivo do BCE e os governadores dos bancos centrais nacionais, reúne-se hoje na cidade de St. Julian's, em Malta. Tradicionalmente, este órgão encontra-se duas vezes por ano fora da sua sede, em Frankfurt, na Alemanha.

Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14