sicnot

Perfil

Economia

BCE mantém taxa de juro em 0,05%

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que decidiu manter a taxa de juro diretora em 0,05%, um mínimo histórico que tem permanecido desde setembro de 2014. Na reunião de dezembro, o BCE vai reexaminar a sua política monetária, anunciou Mario Draghi.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

A decisão, que já era esperada, foi anunciada após uma reunião de política monetária realizada em Malta, estando prevista para mais tarde uma conferência de imprensa do presidente do BCE, Mario Draghi.

O BCE também deixou inalteradas as taxas de juro aplicáveis aos depósitos em -0,20% e à facilidade permanente de cedência de liquidez em 0,30%.

BCE vai reexaminar a sua política monetária em dezembro

O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou hoje que a instituição vai "reexaminar a sua política monetária" na reunião de dezembro.

Draghi falava numa conferência de imprensa em Malta, onde decorreu hoje a reunião de política monetária do BCE.

O presidente do BCE disse também que a inflação na zona euro vai permanecer a um nível muito baixo, no curto prazo.

Na reunião de hoje, o Conselho de Governadores decidiu deixar inalterada a taxa de juro diretora em 0,05%, um mínimo histórico que se mantém desde setembro de 2014.

O BCE tem apoiado a economia com taxas de juro muito baixas, com empréstimos aos bancos e um vasto programa de compra de dívida pública e privada ao ritmo de 60 mil milhões de euros por mês, uma iniciativa que começou em março e deve durar pelo menos até setembro de 2016.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22