sicnot

Perfil

Economia

Banco espanhol Bankinter aumenta lucros em 30,8% no trimestre

O banco espanhol Bankinter, que comprou o Barclays Portugal em setembro, obteve um lucro líquido de 299,5 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2015, um aumento de 30,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Susana Vera / Reuters

Em comunicado enviado à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), o regulador espanhol, a instituição financeira explica que o negócio com clientes continua a aumentar, tanto em volume como de receitas, o que lhe permitiu obter uma rentabilidade sobre o capital ou um ROE anualizado de 10,7%.

O Bankinter conserva, além disso, "um sólido nível de solvência, com um rácio de capital de máxima qualidade 'CET1 fully loaded'", ou seja, cumpre todas as exigências da futura norma de Basileia III de 11,5 %.

Quanto ao crédito, o volume total concedido até setembro pelo Bankinter a famílias e empresas somava 43.379 milhões de euros, mais 4,1% do que no mesmo período de 2014.

A instituição financeira espanhola voltou a reduzir a sua taxa de morosidade pelo sexto trimestre consecutivo, até aos 4,35% face aos 4,96% do ano anterior.

O Bankinter também conseguiu reduzir a carteira de ativos imobiliários em 8% para um valor de 546 milhões de euros, com uma cobertura para insolvências de 39,4%.

O banco encerrou setembro com ativos totais de 58.625 milhões de euros, mais 4,1% do que no ano anterior, enquanto que os recursos geridos fora do balanço cresceram 26,5% e, entre eles, os fundos de investimento geridos pela instituição financeira, que cresceram 24% para os 13.000 milhões de euros.

O Bankinter entrou em Portugal a 02 de setembro quando anunciou a compra do negócio do Barclays no país por cerca de 100 milhões de euros.

O banco espanhol ficou com os segmentos de banca de retalho, banca privada e banca de empresas do Barclays Portugal, que inclui uma carteira de créditos de 4.881 milhões de euros, 2.936 milhões de euros em ativos geridos em contas extrapatrimoniais, uma rede de 84 balcões, uma equipa de mil colaboradores e 185 mil clientes, dos quais 20.300 são empresas.

O negócio também incluiu os seguros de vida e pensões em Portugal, com a Bankinter Seguros de Vida, empresa controlada em 50% pelo Bankinter e pela Mapfre, a adquirir a operação em Portugal do Barclays, por 75 milhões de euros.

Lusa

  • Madonna diz que América nunca desceu tão baixo
    2:12

    Mundo

    No mundo artístico, foram várias as vozes que se levantaram contra Trump, entre elas Madonna. A cantora disse esta quinta-feira em Nova Iorque, a propósito do dia da tomada de posse, que nunca a América desceu tão baixo. Já o ator Matthew McConaughey - que está em Londres - garantiu que não ia perder a cerimónia pela televisão.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita
    1:55

    Mundo

    Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

    Patrícia Almeida