sicnot

Perfil

Economia

Banco espanhol Bankinter aumenta lucros em 30,8% no trimestre

O banco espanhol Bankinter, que comprou o Barclays Portugal em setembro, obteve um lucro líquido de 299,5 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2015, um aumento de 30,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Susana Vera / Reuters

Em comunicado enviado à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), o regulador espanhol, a instituição financeira explica que o negócio com clientes continua a aumentar, tanto em volume como de receitas, o que lhe permitiu obter uma rentabilidade sobre o capital ou um ROE anualizado de 10,7%.

O Bankinter conserva, além disso, "um sólido nível de solvência, com um rácio de capital de máxima qualidade 'CET1 fully loaded'", ou seja, cumpre todas as exigências da futura norma de Basileia III de 11,5 %.

Quanto ao crédito, o volume total concedido até setembro pelo Bankinter a famílias e empresas somava 43.379 milhões de euros, mais 4,1% do que no mesmo período de 2014.

A instituição financeira espanhola voltou a reduzir a sua taxa de morosidade pelo sexto trimestre consecutivo, até aos 4,35% face aos 4,96% do ano anterior.

O Bankinter também conseguiu reduzir a carteira de ativos imobiliários em 8% para um valor de 546 milhões de euros, com uma cobertura para insolvências de 39,4%.

O banco encerrou setembro com ativos totais de 58.625 milhões de euros, mais 4,1% do que no ano anterior, enquanto que os recursos geridos fora do balanço cresceram 26,5% e, entre eles, os fundos de investimento geridos pela instituição financeira, que cresceram 24% para os 13.000 milhões de euros.

O Bankinter entrou em Portugal a 02 de setembro quando anunciou a compra do negócio do Barclays no país por cerca de 100 milhões de euros.

O banco espanhol ficou com os segmentos de banca de retalho, banca privada e banca de empresas do Barclays Portugal, que inclui uma carteira de créditos de 4.881 milhões de euros, 2.936 milhões de euros em ativos geridos em contas extrapatrimoniais, uma rede de 84 balcões, uma equipa de mil colaboradores e 185 mil clientes, dos quais 20.300 são empresas.

O negócio também incluiu os seguros de vida e pensões em Portugal, com a Bankinter Seguros de Vida, empresa controlada em 50% pelo Bankinter e pela Mapfre, a adquirir a operação em Portugal do Barclays, por 75 milhões de euros.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.