sicnot

Perfil

Economia

Ocupação hoteleira sobe para 87% em agosto com preço médio por quarto a crescer, diz associação

A taxa de ocupação por quarto na hotelaria subiu 1,61 pontos percentuais em agosto, face ao período homólogo de 2014, ultrapassando 87%, e com o preço médio por quarto a crescer, segundo a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

Apesar do crescimento na ocupação hoteleira, em agosto os monitors da AHP (Tourism Monitor) registam abrandamento no ritmo de crescimento deste indicador, por comparação com o que se vinha a verificar nos meses anteriores.

"Esse ritmo de crescimento abrandou face aos meses anteriores, o que é natural. Agosto é, por tradição, o mês mais forte de ocupação hoteleira e, consequentemente, a margem de progressão para o crescimento nesse indicador é menor", explicou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, numa nota enviada.

O Tourism Monitor da AHP revela ainda que todas as categorias hoteleiras registaram aumentos em agosto, com destaque para as unidades de cinco estrelas, com uma variação de mais 2,88 pontos percentuais (p.p.) face a agosto de 2014.

Os destinos turísticos com a taxa de ocupação mais elevada foram o Algarve (93,49%), Madeira (92,43%), Grande Porto (89,55%) e Costa Azul (89,69%).

O preço médio por quarto ocupado fixou-se em 98,05 euros, revelando uma subida de 13,54%, enquanto o preço médio por quarto disponível (RevPar) teve um aumento homólogo de 15,68%, atingindo 85,72 euros.

Os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram o Algarve (137,74 euros) e Estoril/Sintra (103,44 euros).

A receita média por turista no hotel foi de 113 euros, mais 4,63% do que em agosto de 2014, enquanto a estada média de 1,94 dias, valor inferior a 4,9% face ao verificado no período homólogo.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.