sicnot

Perfil

Economia

Ocupação hoteleira sobe para 87% em agosto com preço médio por quarto a crescer, diz associação

A taxa de ocupação por quarto na hotelaria subiu 1,61 pontos percentuais em agosto, face ao período homólogo de 2014, ultrapassando 87%, e com o preço médio por quarto a crescer, segundo a Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

Apesar do crescimento na ocupação hoteleira, em agosto os monitors da AHP (Tourism Monitor) registam abrandamento no ritmo de crescimento deste indicador, por comparação com o que se vinha a verificar nos meses anteriores.

"Esse ritmo de crescimento abrandou face aos meses anteriores, o que é natural. Agosto é, por tradição, o mês mais forte de ocupação hoteleira e, consequentemente, a margem de progressão para o crescimento nesse indicador é menor", explicou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, numa nota enviada.

O Tourism Monitor da AHP revela ainda que todas as categorias hoteleiras registaram aumentos em agosto, com destaque para as unidades de cinco estrelas, com uma variação de mais 2,88 pontos percentuais (p.p.) face a agosto de 2014.

Os destinos turísticos com a taxa de ocupação mais elevada foram o Algarve (93,49%), Madeira (92,43%), Grande Porto (89,55%) e Costa Azul (89,69%).

O preço médio por quarto ocupado fixou-se em 98,05 euros, revelando uma subida de 13,54%, enquanto o preço médio por quarto disponível (RevPar) teve um aumento homólogo de 15,68%, atingindo 85,72 euros.

Os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram o Algarve (137,74 euros) e Estoril/Sintra (103,44 euros).

A receita média por turista no hotel foi de 113 euros, mais 4,63% do que em agosto de 2014, enquanto a estada média de 1,94 dias, valor inferior a 4,9% face ao verificado no período homólogo.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.