sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública baixa na zona euro no 2º trimestre, Portugal com 3ª mais alta

A dívida pública da zona euro recuou para 92,2% do PIB no segundo trimestre do ano, face ao anterior e ao período homólogo de 2014, com Portugal a registar o terceiro maior valor (128,7%), divulga hoje o Eurostat.

Reuters/ Arquivo

Na União europeia (UE) a dívida pública foi de 87,8% do Produto Interno Bruto (PIB), em baixa em relação ao trimestre anterior (88,1% no primeiro trimestre), mas acida da registada no segundo semestre de 2014 (87,3%).

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, a dívida pública de Portugal (128,7% do PIB) foi a terceira maior entre os 28 Estados-membros, depois da Grécia (167,8%) e de Itália (136,0%), enquanto os valores mais baixos foram registados na Estónia (9,9%), no Luxemburgo (21,9%) e na Bulgária (28,3%).

A dívida pública em Portugal recuou 1,7% na comparação homóloga e 1,6% face ao primeiro trimestre de 2015.

Os títulos de dívida representavam, no segundo trimestre, 79,4% da dívida pública da zona euro e 81,1% da UE, os créditos 17,6% e 14,8%, respetivamente, e o numerário e depósitos 3,0% e 4,1%.

Os empréstimos intergovernamentais - no quadro da ajuda financeira a Estados-membros representaram 2,2% do PIB da zona euro, 1,6% do da UE e 0,6% do de Portugal.

Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.