sicnot

Perfil

Economia

Dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo

Amancio Ortega, dono da cadeia de lojas Zara, é agora o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 79.600 milhões de dólares (70.653 milhões de euros), destronando Bill Gates, segundo divulgou hoje a Forbes.

Amancio Ortega com os príncipes de Espanha em 2008.

Amancio Ortega com os príncipes de Espanha em 2008.

© Miguel Vidal / Reuters

O empresário espanhol, que detém o grupo Inditex, ultrapassa, assim, o fundador da tecnológica Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna avaliada em 78.100 milhões de dólares (cerca de 69.321 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), e o magnata dos media Warren Buffett, com 64.400 milhões de dólares (57.161 milhões de euros), de acordo com a lista da Forbes.

Esta lista é atualizada diariamente em função das cotações em bolsa.

Ainda na lista das maiores fortunas do mundo está o mexicano Carlos Slim, com 62.500 milhões de dólares (55.475 milhões de euros), o fundador da Amazon, Jeff Bezos, com 49.900 milhões de dólares (44.291 milhões de euros) e o criador da Oracle, Larry Ellison, com 47.600 milhões de dólares (42.249 milhões de euros).

A revista Forbes faz anualmente a lista dos homens mais ricos do mundo, que publica em março e atualiza diariamente em função da cotação em bolsa das ações das empresas dos milionários, explicou hoje à Efe o editor da publicação em Espanha.

Ortega, que em março estava em quarto lugar na classificação da revista e que acumula parte da sua fortuna em imóveis, passou a encabeçar a lista graças à revalorização das ações da Inditex, grupo que detém as marcas Zara e Massimo Dutti e é controlado pelo empresário em 59,294%.

Esta é a primeira vez que um espanhol ascende ao topo máximo dos mais ricos do mundo.

Os restantes espanhóis que estão mais perto de Amancio Ortega na lista são Sandra Ortega, sua filha, que está em 183.º, milionária com 7.400 milhões de dólares (6.568 milhões de euros), e o presidente da Mercadona, Juan Roig, em 285.ª posição, com uma fortuna avaliada em 5.200 milhões de dólares (4.615 milhões de euros).

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC