sicnot

Perfil

Economia

Dono da Zara é agora o homem mais rico do mundo

Amancio Ortega, dono da cadeia de lojas Zara, é agora o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 79.600 milhões de dólares (70.653 milhões de euros), destronando Bill Gates, segundo divulgou hoje a Forbes.

Amancio Ortega com os príncipes de Espanha em 2008.

Amancio Ortega com os príncipes de Espanha em 2008.

© Miguel Vidal / Reuters

O empresário espanhol, que detém o grupo Inditex, ultrapassa, assim, o fundador da tecnológica Microsoft, Bill Gates, que tem uma fortuna avaliada em 78.100 milhões de dólares (cerca de 69.321 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), e o magnata dos media Warren Buffett, com 64.400 milhões de dólares (57.161 milhões de euros), de acordo com a lista da Forbes.

Esta lista é atualizada diariamente em função das cotações em bolsa.

Ainda na lista das maiores fortunas do mundo está o mexicano Carlos Slim, com 62.500 milhões de dólares (55.475 milhões de euros), o fundador da Amazon, Jeff Bezos, com 49.900 milhões de dólares (44.291 milhões de euros) e o criador da Oracle, Larry Ellison, com 47.600 milhões de dólares (42.249 milhões de euros).

A revista Forbes faz anualmente a lista dos homens mais ricos do mundo, que publica em março e atualiza diariamente em função da cotação em bolsa das ações das empresas dos milionários, explicou hoje à Efe o editor da publicação em Espanha.

Ortega, que em março estava em quarto lugar na classificação da revista e que acumula parte da sua fortuna em imóveis, passou a encabeçar a lista graças à revalorização das ações da Inditex, grupo que detém as marcas Zara e Massimo Dutti e é controlado pelo empresário em 59,294%.

Esta é a primeira vez que um espanhol ascende ao topo máximo dos mais ricos do mundo.

Os restantes espanhóis que estão mais perto de Amancio Ortega na lista são Sandra Ortega, sua filha, que está em 183.º, milionária com 7.400 milhões de dólares (6.568 milhões de euros), e o presidente da Mercadona, Juan Roig, em 285.ª posição, com uma fortuna avaliada em 5.200 milhões de dólares (4.615 milhões de euros).

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".