sicnot

Perfil

Economia

Fundo russo Letter One propõe fusão entre brasileira Oi e TIM

A Oi recebeu uma proposta do fundo russo Letter One na qual este diz estar disponível para injetar 4 mil milhões de dólares caso a brasileira, onde a Pharol detém 27,18%, avance com uma fusão com a TIM.

© Nacho Doce / Reuters

A Oi recebeu "ao final da última sexta-feira, 23 de outubro, de sociedade integrante do grupo de investimentos Letter One uma carta contendo proposta de exclusividade para potencial transação com o fim específico de possibilitar uma consolidação do setor de telecomunicações no mercado brasileiro envolvendo uma potencial combinação de negócios com a TIM Participações", lê-se num comunicado hoje divulgado pela operadora brasileira e divulgado pelo regulador português.

O documento acrescenta que, na proposta, a Letter One, do milionário Mikhail Fridman, "estaria disposta a realizar um aporte de até 4 mil milhões de dólares [3,6 mil milhões de euros] na Oi, condicionada à operação de consolidação" com a TIM, controlada pela Telecom Itália.

A proposta foi enviada pelo BTG Pactual, assessor financeiro, à comissão executiva e ao Conselho de Administração da Oi e "será devidamente analisada pela companhia", em conjunto com os seus assessores legais e financeiros.

A Oi diz que manterá informados os seus acionistas e o mercado se houver qualquer decisão sobre o assunto ou sobre quaisquer eventos relevantes relacionados com a operação.

Pelas 11:15 em Lisboa, as ações da Pharol (antiga PT SGPS) seguiam a registar fortes ganhos, a valorizarem-se 10,09% para 0,37 euros, num dia em que já trocaram de mãos 21,13 milhões de títulos da empresa.

Segundo fonte oficial da empresa, com a atual proposta, "os atuais acionistas não verão diluída a sua posição"

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.