sicnot

Perfil

Economia

Ministro da Economia suspendeu pagamentos comunitários à Unicer

O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que o ministro da Economia mandou suspender todos os pagamentos de fundos comunitários à Unicer até esclarecer as circunstâncias do encerramento da fábrica de refrigerantes existente na cidade.

Ricardo Gonçalves disse hoje, durante a reunião do executivo municipal, que Pires de Lima o recebeu na passada sexta-feira na sequência do pedido de audiência que solicitou depois de ter sido informado pela administração da Unicer, no passado dia 08, do encerramento da unidade de produção de refrigerantes de Santarém.

O autarca afirmou que o ministro da Economia, António Pires de Lima, manifestou a sua surpresa com a decisão de encerramento da fábrica de refrigerantes e que, além de mandar suspender os pagamentos de fundos comunitários até cabal esclarecimento das circunstâncias que rodeiam esta decisão, o processo está a ser acompanhado pelo secretário de Estado e pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Ricardo Gonçalves levantou a questão dos 7,26 milhões de euros recebidos pela Unicer em 2012 ao abrigo do Quadro Comunitário de Apoio, alegando que a permanência da fábrica de refrigerante terá sido um dos argumentos invocados para a não devolução de fundos aquando do encerramento da cervejeira em Santarém, em 2013.

Em 2013, quando ainda era liderada por Pires de Lima, a Unicer encerrou a sua fábrica de cerveja em Santarém, deslocalizando a produção para Leça do Balio, onde centrou o seu investimento como parte do projeto de consolidação industrial para melhorar a eficiência e competitividade da empresa.

Os vereadores da oposição questionaram hoje Ricardo Gonçalves sobre qual será o destino dos dois edifícios da Unicer em Santarém (o da cervejeira encerrada em 2013 e o da unidade de refrigerantes, cujo encerramento foi anunciado para abril de 2016), bem como do terreno que foi cedido à empresa para instalação de uma plataforma logística, que nunca se chegou a concretizar.

Celso Brás (PS) alertou para que, se não houver investimento em breve, o terreno em causa (que no passado acolheu as vinhas da Escola Superior Agrária de Santarém) retoma a sua vocação agrícola.

Ricardo Gonçalves reafirmou o seu empenho em não deixar cair o processo no esquecimento, lembrando que o encerramento da unidade em Santarém implica o despedimento de 70 pessoas, se bem que a Unicer tenha declarado ter uma solução para minimizar "o impacto das medidas anunciadas", nomeadamente colocando 25 funcionários "no parceiro de negócio que passará a assegurar a produção" para a empresa (a fábrica da Font Salem em Santarém).

Fernando Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Industrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), disse hoje à Lusa que os representantes dos trabalhadores vão esperar até ao final da semana por uma resposta da empresa à moção aprovada no passado dia 14, no qual era exigido que a Unicer voltasse atrás na sua decisão.

O sindicalista acusou a empresa de estar a pressionar os trabalhadores que quer dispensar (140 no total, os 70 de Santarém e 70 afetos à estrutura central e de apoio ao negócio, que trabalham em Leça do Balio e no Tojal), uma vez que, ao contrário do que aconteceu em 2012, não tem havido manifestação de saídas voluntárias.

Fernando Rodrigues afirmou que os sindicatos entregaram na Autoridade para as Condições do Trabalho uma queixa por alguns trabalhadores terem ficado sem as suas "ferramentas de trabalho" ou "obrigados a irem de férias".

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.