sicnot

Perfil

Economia

Pesca da sardinha prolonga-se até 31 de dezembro

A pesca da sardinha vai ser prolongada até 31 de dezembro, até ao limite de 9000 toneladas, segundo um despacho hoje publicado no Diário da República, que aumenta também os limites diários das descargas.

(Arquivo)

(Arquivo)

O Governo decidiu em agosto reduzir as quantidades máximas de descarga, para evitar o esgotamento precoce da quota fixada para cada organização de pescadores, mas a pesca de sardinha está interdita em várias regiões do país que atingiram os limites locais de captura, como Peniche, Nazaré e Algarve.

O diploma hoje publicado volta a rever o limite diário, desta vez em alta, tendo em conta que a sardinha descarregada se destina sobretudo ao abastecimento da indústria conserveira e que "as capturas apresentam um bom rendimento em algumas zonas da costa onde a pesca ainda decorre".

Os limites diários passam a ser de 2,5 toneladas para embarcações com comprimento igual ou inferior a nove metros; 4,5 toneladas para barcos com comprimento superior a nove metros e inferior a 16; e de seis toneladas para embarcações com mais de 16 metros.

No ano passado, a pesca da sardinha foi suspensa a 20 de setembro, por esgotamento de quota, a que seguiu um período de defeso biológico, tendo sido retomada a partir de março de 2015.

  • Troika nem sempre protegeu os mais vulneráveis - avaliação interna ao FMI

    Economia

    O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices, apurou o gabinete independente de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI),

  • 64, 65 ou 73, afinal quantas são as vítimas de Pedrógão?
    1:27
  • Enfermeiros suspendem greve e protesto

    País

    Os enfermeiros decidiram esta segunda-feira suspender a greve de zelo e o protesto contra o não pagamento do trabalho especializado, devido ao compromisso do Governo de iniciar negociações sobre matérias como horários de trabalho e remunerações, indicou fonte sindical.

  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC