sicnot

Perfil

Economia

Pesca da sardinha prolonga-se até 31 de dezembro

A pesca da sardinha vai ser prolongada até 31 de dezembro, até ao limite de 9000 toneladas, segundo um despacho hoje publicado no Diário da República, que aumenta também os limites diários das descargas.

(Arquivo)

(Arquivo)

O Governo decidiu em agosto reduzir as quantidades máximas de descarga, para evitar o esgotamento precoce da quota fixada para cada organização de pescadores, mas a pesca de sardinha está interdita em várias regiões do país que atingiram os limites locais de captura, como Peniche, Nazaré e Algarve.

O diploma hoje publicado volta a rever o limite diário, desta vez em alta, tendo em conta que a sardinha descarregada se destina sobretudo ao abastecimento da indústria conserveira e que "as capturas apresentam um bom rendimento em algumas zonas da costa onde a pesca ainda decorre".

Os limites diários passam a ser de 2,5 toneladas para embarcações com comprimento igual ou inferior a nove metros; 4,5 toneladas para barcos com comprimento superior a nove metros e inferior a 16; e de seis toneladas para embarcações com mais de 16 metros.

No ano passado, a pesca da sardinha foi suspensa a 20 de setembro, por esgotamento de quota, a que seguiu um período de defeso biológico, tendo sido retomada a partir de março de 2015.

  • Os momentos que marcaram o 7.º dia de Mundial
    1:08
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Os momentos descontraídos dos jogadores
    1:54
  • Ronaldo no País dos Sovietes: O humor russo
    1:32
  • Schulz responde a Trump: "é um especialista em estatísticas criminais"

    Mundo

    "Donald Trump é um especialista em estatísticas criminais: pagamentos a estrelas porno, contactos ilegais com russos e diretores de campanha presos". Foi assim que o deputado alemão Martin Schulz respondeu ao Presidente norte-americano, depois de este ter afirmado várias vezes que a criminalidade na Alemanha aumentou devido à imigração.

    SIC

  • "Vou pedir a alguém que dê esta notícia por mim". Jornalista emociona-se com o caso dos bebés mexicanos separados das famílias
    0:49