sicnot

Perfil

Economia

Presidente da República participa na quarta-feira em Roma no X Encontro COTEC Europa

O Presidente da República desloca-se na quarta-feira a Roma, onde irá participar no X Encontro COTEC Europa, que contará com a presença dos chefes de Estado de Espanha e Itália, além de algumas dezenas de empresários portugueses.

PEDRO NUNES

Na sessão de encerramento do encontro, no qual irão discursar os Presidentes da República de Portugal e Itália, Aníbal Cavaco Silva e Sergio Mattarella, e o rei de Espanha, Felipe VI, está também prevista uma intervenção do comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.

O programa da deslocação de Cavaco Silva a Roma, para onde parte na terça-feira ao início da tarde, começa logo pela manhã de quarta-feira, com uma reunião com os empresários portugueses participantes no X Encontro COTEC Europa, na residência da embaixada de Portugal.

À tarde, o Presidente da República seguirá para o CNR - Consiglio Nazionale delle Ricerche, onde irá decorrer o encontro da COTEC.

Na sessão técnica, marcada para as 15:00, irão intervir os diretores-gerais da COTEC de Itália, Claudio Roveda, Portugal, Daniel Bessa, e de Espanha, Jorge Barrero Fonticaba.

Às 16:30, o chefe de Estado português irá encontrar-se com o rei Felipe VI de Espanha e com o Presidente italiano.

Meia hora mais tarde terá, então, início a sessão de encerramento do encontro da COTEC, estando prevista a presença do rei emérito de Espanha, Juan Carlos, fundador da COTEC Espanha e co-fundador da COTEC Europa.

À noite, Cavaco Silva irá participar no jantar oficial oferecido pelo Presidente italiano em honra dos chefes de Estado português e espanhol, no qual estará também presente o rei emérito de Espanha.

No encontro COTEC Europa deste ano vai ser dada continuidade aos trabalhos da última reunião, realizada o ano passado em Lisboa, focados na reindustrialização e no seu papel na promoção do crescimento económico e na criação de postos de trabalho qualificados.

Assim, serão abordados aspetos dos processos de inovação como o aparecimento de novos atores e estruturas organizacionais, o desenvolvimento da inovação baseada na exploração de tecnologias avançadas em Tecnologias de Informação e Comunicação, entre outros temas.

Participam no encontro centenas de empresários dos três países, ligados à inovação tecnológica e à competitividade industrial.

A primeira COTEC foi fundada em Espanha, em 1990, por iniciativa do então rei Juan Carlos, e somente nove anos depois, em 2001, surgiu a sua congénere italiana.

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República Jorge Sampaio, e conta atualmente com 366 associados.

A COTEC Europa foi fundada em 2003, com a adesão da COTEC Portugal ao grupo já formado por Espanha e Itália. O I Encontro COTEC Europa, no entanto, só viria a ter lugar dois anos depois, em Roma. Desde aí, com exceção de 2013, os encontros da COTEC Europa têm-se realizado todos os anos, alternadamente em Itália, Espanha e Portugal.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.