sicnot

Perfil

Economia

Banco BPI passa de prejuízo a lucro de 151 milhões de euros até setembro

O Banco BPI registou um resultado líquido de 151 milhões de euros entre janeiro e setembro, valor que compara com o prejuízo de 114,3 milhões de euros apurado em igual período de 2014, informou hoje a entidade.

Do lucro total, a 'fatia de leão' é oriunda da atividade internacional (112 milhões de euros), sobretudo, da operação em Angola.

Nota para a evolução positiva da atividade doméstica que originou um lucro de 38,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, contra um prejuízo de 197,5 milhões de euros no período homólogo do ano passado.

Em termos consolidados, a margem financeira cresceu 30,8% para 493,5 milhões de euros, enquanto o produto bancário aumentou 49,1% para 894,5 milhões de euros.

O BPI explicou que esta evolução positiva do produto bancário resultou, além da melhoria da margem financeira, da recuperação dos lucros em operações financeiras, que passaram de um valor negativo de 13,3 milhões de euros em setembro de 2014 (que incluiu as menos valias de 137,5 milhões de euros, antes de impostos, derivadas da venda de dívida pública portuguesa e italiana de médio e longo prazo) para um valor positivo de 153,6 milhões de euros em setembro de 2015.

Já os custos baixaram 1,1% para 502,5 milhões de euros.

O resultado operacional disparou de 92 milhões de euros em setembro de 2014 para 392,1 milhões de euros em setembro último, isto é, mais do que quadruplicou.

No mesmo período, as imparidades para crédito caíram de 141,3 milhões de euros para 113,4 milhões de euros.

Quanto ao capital, o rácio 'common equity tier 1' (CET1) atingiu 10,6%, segundo as regras transitórias aplicáveis em 2015, e 9,3% com as novas regras europeias totalmente implementadas.

Já o rácio de transformação de créditos sobre depósitos fixou-se nos 83% no final dos primeiros nove meses do ano, contra os 88% em setembro do ano passado.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.