sicnot

Perfil

Economia

Cavaco Silva participa hoje em Roma no X Encontro COTEC Europa

O Presidente da República participa hoje em Roma no X Encontro COTEC Europa, que contará também com a presença dos chefes de Estado de Espanha e Itália, além do comissário europeu Carlos Moedas e centenas de empresários.

© Vincent Kessler / Reuters

O programa da deslocação do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a Roma, onde chegou na terça-feira ao final do dia, tem início de manhã, com um encontro com os empresários portugueses participantes no X Encontro COTEC Europa, na residência da embaixada de Portugal.

À tarde, o Presidente da República seguirá para o CNR - Consiglio Nazionale delle Ricerche, onde irá decorrer o encontro da associação empresarial COTEC.

Na sessão técnica, marcada para as 15:00 locais, irão intervir os diretores-gerais da COTEC de Itália, Claudio Roveda, Portugal, Daniel Bessa, e de Espanha, Jorge Barrero Fonticaba.

Às 16:30, o chefe de Estado português irá encontrar-se com o rei Felipe VI de Espanha e com o Presidente italiano.

Meia hora mais tarde terá início a sessão de encerramento do encontro da COTEC, onde vão discursar os Presidentes da República de Portugal e Itália, Sergio Mattarella, e o rei de Espanha, Felipe VI. Está igualmente prevista uma intervenção do comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, fundador da COTEC Espanha e co-fundador da COTEC Europa irá também assistir à sessão de encerramento.

Juan Carlos deverá também estar presente no jantar oficial oferecido pelo Presidente italiano em honra dos chefes de Estado português e espanhol.

No encontro COTEC Europa deste ano vai ser dada continuidade aos trabalhos da última reunião, realizada o ano passado em Lisboa, focados na reindustrialização e no seu papel na promoção do crescimento económico e na criação de postos de trabalho qualificados.

Participam no encontro centenas de empresários dos três países, ligados à inovação tecnológica e à competitividade industrial.

O Presidente da República regressa quinta-feira ao final da manhã a Portugal.

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República Jorge Sampaio, e conta atualmente com 366 associados.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07