sicnot

Perfil

Economia

Cavaco Silva participa hoje em Roma no X Encontro COTEC Europa

O Presidente da República participa hoje em Roma no X Encontro COTEC Europa, que contará também com a presença dos chefes de Estado de Espanha e Itália, além do comissário europeu Carlos Moedas e centenas de empresários.

© Vincent Kessler / Reuters

O programa da deslocação do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a Roma, onde chegou na terça-feira ao final do dia, tem início de manhã, com um encontro com os empresários portugueses participantes no X Encontro COTEC Europa, na residência da embaixada de Portugal.

À tarde, o Presidente da República seguirá para o CNR - Consiglio Nazionale delle Ricerche, onde irá decorrer o encontro da associação empresarial COTEC.

Na sessão técnica, marcada para as 15:00 locais, irão intervir os diretores-gerais da COTEC de Itália, Claudio Roveda, Portugal, Daniel Bessa, e de Espanha, Jorge Barrero Fonticaba.

Às 16:30, o chefe de Estado português irá encontrar-se com o rei Felipe VI de Espanha e com o Presidente italiano.

Meia hora mais tarde terá início a sessão de encerramento do encontro da COTEC, onde vão discursar os Presidentes da República de Portugal e Itália, Sergio Mattarella, e o rei de Espanha, Felipe VI. Está igualmente prevista uma intervenção do comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, Carlos Moedas.

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, fundador da COTEC Espanha e co-fundador da COTEC Europa irá também assistir à sessão de encerramento.

Juan Carlos deverá também estar presente no jantar oficial oferecido pelo Presidente italiano em honra dos chefes de Estado português e espanhol.

No encontro COTEC Europa deste ano vai ser dada continuidade aos trabalhos da última reunião, realizada o ano passado em Lisboa, focados na reindustrialização e no seu papel na promoção do crescimento económico e na criação de postos de trabalho qualificados.

Participam no encontro centenas de empresários dos três países, ligados à inovação tecnológica e à competitividade industrial.

O Presidente da República regressa quinta-feira ao final da manhã a Portugal.

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em abril de 2003, na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República Jorge Sampaio, e conta atualmente com 366 associados.

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.