sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal deteta 4.096 notas contrafeitas no 1º semestre

O Banco de Portugal informou hoje que foram retiradas de circulação 4.096 notas contrafeitas de euro em Portugal durante o primeiro semestre deste ano, o que representou menos de 1% das notas contrafeitas detetadas na zona euro.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo o boletim semestral "Notas e Moedas", a nota de 20 euros foi a mais contrafeita neste período, tendo representado mais de metade (2.376) das notas retiradas de circulação em Portugal.

Esta tendência também se verificou no eurosistema, em que foram retiradas de circulação mais de 450 mil notas contrafeitas, das quais cerca de 250 mil eram de 20 euros. Em segundo lugar, tanto em Portugal como na zona euro, surgem as notas de 50 euros.

"As contrafações detetadas em circulação, durante o período em análise, são de qualidade regular e podem ser facilmente identificadas, recorrendo apenas a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro, através da metodologia "Tocar - Observar - Inclinar", e sem necessidade de instrumentos auxiliares de verificação", adianta o Banco de Portugal.

Segundo o supervisor bancário, "sempre que se suspeite da genuinidade de uma nota, dever-se-á comparar nota suspeita com outra em que haja certeza da sua autenticidade, procurando sobretudo identificar eventuais diferenças".

No mesmo período, foram retiradas da circulação 1.735 moedas contrafeitas em Portugal, o que representa uma redução de cerca de 30% em comparação com o semestre anterior.

A moeda de dois euros, representando 73% do total das moedas apreendidas em circulação, continua a ser a mais contrafeita, revela a instituição.

O volume de moedas contrafeitas retiradas da circulação em Portugal representa cerca de 2,2% do total apurado no eurosistema.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.