sicnot

Perfil

Economia

Banco de Portugal deteta 4.096 notas contrafeitas no 1º semestre

O Banco de Portugal informou hoje que foram retiradas de circulação 4.096 notas contrafeitas de euro em Portugal durante o primeiro semestre deste ano, o que representou menos de 1% das notas contrafeitas detetadas na zona euro.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Segundo o boletim semestral "Notas e Moedas", a nota de 20 euros foi a mais contrafeita neste período, tendo representado mais de metade (2.376) das notas retiradas de circulação em Portugal.

Esta tendência também se verificou no eurosistema, em que foram retiradas de circulação mais de 450 mil notas contrafeitas, das quais cerca de 250 mil eram de 20 euros. Em segundo lugar, tanto em Portugal como na zona euro, surgem as notas de 50 euros.

"As contrafações detetadas em circulação, durante o período em análise, são de qualidade regular e podem ser facilmente identificadas, recorrendo apenas a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro, através da metodologia "Tocar - Observar - Inclinar", e sem necessidade de instrumentos auxiliares de verificação", adianta o Banco de Portugal.

Segundo o supervisor bancário, "sempre que se suspeite da genuinidade de uma nota, dever-se-á comparar nota suspeita com outra em que haja certeza da sua autenticidade, procurando sobretudo identificar eventuais diferenças".

No mesmo período, foram retiradas da circulação 1.735 moedas contrafeitas em Portugal, o que representa uma redução de cerca de 30% em comparação com o semestre anterior.

A moeda de dois euros, representando 73% do total das moedas apreendidas em circulação, continua a ser a mais contrafeita, revela a instituição.

O volume de moedas contrafeitas retiradas da circulação em Portugal representa cerca de 2,2% do total apurado no eurosistema.

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • PSP descentraliza a regularização de armas
    3:55

    País

    A PSP de Bragança percorreu os 12 concelhos do distrito ao encontro dos proprietários de armas com vista à sua regularização. A iniciativa, que pretende evitar a deslocação das pessoas à capital de distrito, teve uma forte adesão.

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.