sicnot

Perfil

Economia

PIB espanhol cresce 3,4% e dívida do Estado aumenta para 912 mil M€

A economia espanhola cresceu 3,4% no terceiro trimestre quando comparado com o mesmo período de 2014, um valor que não se via desde finais de 2007, mas com o ritmo de decrescer de intensidade quando se analisa face ao trimestre anterior.

Reuters

Nos três meses de julho a setembro, a economia espanhola cresceu 0,8%, menos duas décimas do que no trimestre anterior, indicou hoje o Banco de Espanha. Não se verificava uma redução de um trimestre face ao anterior desde finais de 2012.

A situação do PIB espanhol difere bastante de há apenas dois anos, no primeiro trimestre de 2013. Nessa altura, a economia do país vizinho perdia 1,5% face ao mesmo período do ano anterior, e agora está a crescer 3,4%. Este valor é um pouco acima da previsão do Governo de Mariano Rajoy para fechar o ano, que é de 3,3% de crescimento.

O Banco de Espanha adianta que o crescimento no terceiro trimestre continuam a estar sustentados pela procura interna privada, ainda que alguns dos indicadores que a compõem - como o consumo das famílias - tenham abrandado entre abril e junho. A crise chinesa e dos mercados emergentes também abrandaram as expetativas a nível global.

Noutro indicador, o banco central espanhol publicou os níveis da dívida global do país: até setembro ascende a 912,055 mil milhões de euros, mais 13,52 mil milhões do que no mês anterior.

A dívida de curto prazo do Estado espanhol representa 82,31 mil milhões de euros (mais 841 milhões do que até ao final de agosto), enquanto a de longo prazo é de 752,76 mil milhões (mais 12,68 mil milhões).

Por outro lado, os depósitos no Banco de Espanha, incluindo leilões de liquidez do Tesouro, alcançaram os 34,84 mil milhões de euros (mais 6,29 mil milhões).

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.