sicnot

Perfil

Economia

PIB espanhol cresce 3,4% e dívida do Estado aumenta para 912 mil M€

A economia espanhola cresceu 3,4% no terceiro trimestre quando comparado com o mesmo período de 2014, um valor que não se via desde finais de 2007, mas com o ritmo de decrescer de intensidade quando se analisa face ao trimestre anterior.

Reuters

Nos três meses de julho a setembro, a economia espanhola cresceu 0,8%, menos duas décimas do que no trimestre anterior, indicou hoje o Banco de Espanha. Não se verificava uma redução de um trimestre face ao anterior desde finais de 2012.

A situação do PIB espanhol difere bastante de há apenas dois anos, no primeiro trimestre de 2013. Nessa altura, a economia do país vizinho perdia 1,5% face ao mesmo período do ano anterior, e agora está a crescer 3,4%. Este valor é um pouco acima da previsão do Governo de Mariano Rajoy para fechar o ano, que é de 3,3% de crescimento.

O Banco de Espanha adianta que o crescimento no terceiro trimestre continuam a estar sustentados pela procura interna privada, ainda que alguns dos indicadores que a compõem - como o consumo das famílias - tenham abrandado entre abril e junho. A crise chinesa e dos mercados emergentes também abrandaram as expetativas a nível global.

Noutro indicador, o banco central espanhol publicou os níveis da dívida global do país: até setembro ascende a 912,055 mil milhões de euros, mais 13,52 mil milhões do que no mês anterior.

A dívida de curto prazo do Estado espanhol representa 82,31 mil milhões de euros (mais 841 milhões do que até ao final de agosto), enquanto a de longo prazo é de 752,76 mil milhões (mais 12,68 mil milhões).

Por outro lado, os depósitos no Banco de Espanha, incluindo leilões de liquidez do Tesouro, alcançaram os 34,84 mil milhões de euros (mais 6,29 mil milhões).

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.