sicnot

Perfil

Economia

Sonae Capital passa de prejuízos a lucros de 3,05 M€ até setembro

A Sonae Capital teve lucros de 3,05 milhões de euros até setembro deste ano, valor que compara com prejuízos de 7,79 milhões de euros dos primeiros nove meses do ano passado, divulgou hoje a empresa em comunicado à CMVM.

"O resultado positivo, no período, ascendeu a 3,05 milhões de euros, registando um crescimento de 10,84 milhões de euros face ao ano anterior, fruto da performance ao nível do EBITDA e, importante, dos resultados financeiros em virtude do menor nível de endividamento líquido e das menores taxas de juro", lê-se na comunicação de resultados enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Além de resultados positivos, a empresa do grupo Sonae teve proveitos operacionais de 140,27 milhões de euros, mais 3,9% do que o ano passado, e o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) praticamente duplicou para 20,38 milhões de euros.

Já a dívida líquida fixou-se em 184,6 milhões de euros. A empresa referiu que "a alienação de diversos ativos imobiliários e financeiros, no montante global de aproximadamente 39 milhões de euros, aliado à performance operacional de cada um dos negócios, permitiu uma redução significativa dos níveis de dívida líquida", de 49,8 milhões de euros face ao final de 2014.

Por negócios, cresceram os proveitos operacionais no Fitnesse, para 11,47 milhões de euros até setembro, na hotelaria, para 14,95 milhões, e no segmento da energia, para 40,58 milhões, sendo este aquele que tem o contributo mais significativo. Já os proveitos operacionais do negócio de refrigeração caíram ligeiramente para 41,24 milhões de euros.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01