sicnot

Perfil

Economia

Lucro da Ryanair sobe 37% no 1º semestre

O lucro da companhia irlandesa de baixo custo Ryanair subiu 37% no primeiro semestre do ano, face igual período do ano passado, para 1,088 mil milhões de euros, divulgou hoje a empresa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Agencja Gazeta / Reuters

Em comunicado, a companhia de aviação sediada em Dublin destaca a subida de 14% das vendas entre abril e setembro, face a 2014, para 4,04 mil milhões de euros.

Perante os resultados, o presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, manifestou-se "muito satisfeito" atribuindo o crescimento ao aumento da procura no verão e à manutenção do preço do combustível, entre outros fatores.

O tráfego de passageiros da companhia de baixo custo aumentou 13% para 58 milhões, com a empresa a destacar que no mês de julho chegou a transportar 10 milhões de passageiros.

A Ryanair destaca ainda que conseguiu melhorar a percentagem de assentos ocupados em cada voo para os 93%, mais quatro pontos percentuais face ao primeiro semestre de 2014.

O valor médio dos bilhetes aumentou dois cêntimos para os 56 euros.

"Beneficiámos do verão, com uma rara confluência de eventos favoráveis, como a valorização da libra estrelina, o mau tempo no norte da Europa (...) e o facto de milhões de passageiros terem passado para a Ryanair devido ao nosso programa de atenção ao cliente", refere ainda Michael O'Leary.

Com estas condições de mercado, a Ryanair considera existirem "oportunidades significativas de crescimento" e estima que em 2016 o seu tráfego se situe nos 105 milhões de passageiros, uma subida face às anteriores estimativas.

A companhia aérea reviu também em alta as estimativas para o segundo semestre fiscal, referindo que deverá terminar o ano com um lucro que deverá situar-se entre os 1,175 e os 1,225 mil milhões de euros.

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11