sicnot

Perfil

Economia

Quase 70% dos consumidores de eletricidade estão em mercado livre

O número de clientes de eletricidade em regime de mercado é superior a 4,23 milhões, valor próximo de representar 70% do número total de consumidores em Portugal continental, segundo a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE).

(Reuters)

(Reuters)

REUTERS

De acordo com o resumo mensal sobre o mercado liberalizado de eletricidade, em setembro registou-se um crescimento líquido de cerca de 45 mil clientes face ao mês anterior, o que representa uma variação homóloga de 33%.

O consumo dos clientes abastecidos em regime de mercado representa já quase 89% do consumo total de clientes em Portugal continental, tendo ascendido a 39.363 gigawatt-hora (GWh), um acréscimo de cerca de 11% face ao que se registava em setembro do ano anterior.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em setembro 74% do consumo total do segmento, face aos 56% registados no mês homólogo de 2014.

Em termos de quota de mercado global, o grupo EDP manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, liderando quer em número de clientes (84,6% do total de clientes) quer em consumos (cerca de 43,6% dos fornecimentos no mercado livre).

A Endesa permanece como líder em consumos abastecidos nos segmentos de grandes consumidores (26,6%) e de clientes industriais (28,0%).

Os consumidores que ainda estão a ser fornecidos por um comercializador de último recurso dispõem de um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para migrarem para o mercado liberalizado.

  • Governo admite subir preço da água para promover a poupança
    3:48

    Economia

    O Governo admite aumentar o preço da água para promover a poupança, numa altura em que o país está em seca extrema. Contudo, a eficácia da medida está comprometida pelo menos no imediato. Qualquer mexida no preço só poderá acontecer em 2019 porque as tarifas do próximo ano já estão decididas.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Cobra encontrada em comboio na Indonésia
    0:26

    Mundo

    Um passageiro usou as próprias mãos para retirar uma cobra que estava dentro de um comboio em Jacarta, na Indonésia. O vídeo foi gravado por um passageiro na passada terça-feira, 21 de novembro. A cobra estava na parte de cima da carruagem. Algumas testemunhas dizem que o réptil escapou da bagagem de um dos passageiros.

  • Pense bem antes de beijar um colega

    Mundo

    O tribunal da província espanhola de Huesca aceitou o pedido de indemnização de uma mulher que foi vítima de assédio sexual por parte de um colega de trabalho. A mulher terá pedido boleia ao colega que, dentro do carro, lhe passou a mão pelas pernas, mas não ficou por aí.

    SIC