sicnot

Perfil

Economia

Quase 70% dos consumidores de eletricidade estão em mercado livre

O número de clientes de eletricidade em regime de mercado é superior a 4,23 milhões, valor próximo de representar 70% do número total de consumidores em Portugal continental, segundo a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE).

(Reuters)

(Reuters)

REUTERS

De acordo com o resumo mensal sobre o mercado liberalizado de eletricidade, em setembro registou-se um crescimento líquido de cerca de 45 mil clientes face ao mês anterior, o que representa uma variação homóloga de 33%.

O consumo dos clientes abastecidos em regime de mercado representa já quase 89% do consumo total de clientes em Portugal continental, tendo ascendido a 39.363 gigawatt-hora (GWh), um acréscimo de cerca de 11% face ao que se registava em setembro do ano anterior.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em setembro 74% do consumo total do segmento, face aos 56% registados no mês homólogo de 2014.

Em termos de quota de mercado global, o grupo EDP manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, liderando quer em número de clientes (84,6% do total de clientes) quer em consumos (cerca de 43,6% dos fornecimentos no mercado livre).

A Endesa permanece como líder em consumos abastecidos nos segmentos de grandes consumidores (26,6%) e de clientes industriais (28,0%).

Os consumidores que ainda estão a ser fornecidos por um comercializador de último recurso dispõem de um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para migrarem para o mercado liberalizado.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47