sicnot

Perfil

Economia

Quase 70% dos consumidores de eletricidade estão em mercado livre

O número de clientes de eletricidade em regime de mercado é superior a 4,23 milhões, valor próximo de representar 70% do número total de consumidores em Portugal continental, segundo a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE).

(Reuters)

(Reuters)

REUTERS

De acordo com o resumo mensal sobre o mercado liberalizado de eletricidade, em setembro registou-se um crescimento líquido de cerca de 45 mil clientes face ao mês anterior, o que representa uma variação homóloga de 33%.

O consumo dos clientes abastecidos em regime de mercado representa já quase 89% do consumo total de clientes em Portugal continental, tendo ascendido a 39.363 gigawatt-hora (GWh), um acréscimo de cerca de 11% face ao que se registava em setembro do ano anterior.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em setembro 74% do consumo total do segmento, face aos 56% registados no mês homólogo de 2014.

Em termos de quota de mercado global, o grupo EDP manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, liderando quer em número de clientes (84,6% do total de clientes) quer em consumos (cerca de 43,6% dos fornecimentos no mercado livre).

A Endesa permanece como líder em consumos abastecidos nos segmentos de grandes consumidores (26,6%) e de clientes industriais (28,0%).

Os consumidores que ainda estão a ser fornecidos por um comercializador de último recurso dispõem de um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para migrarem para o mercado liberalizado.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Ministro pede aos pais que vacinem os filhos e não vão "em modas"
    2:11

    Surto de sarampo

    O ministro da Saúde deixou esta terça-feira um apelo aos pais para vacinarem os filhos e não se deixarem ir em "modas". Adalberto Campos Fernandes vai reforçar as parcerias entre Ministério da Saúde e Educação. Durante a inauguração da unidade de saúde de Algés, o ministro deixou a garantia de que as novas medidas para combater epidemias como a do sarampo serão conhecidas no Dia Mundial da Criança.