sicnot

Perfil

Economia

Vendas de automóveis em Portugal subiram 16,1% em outubro

As vendas de automóveis em Portugal aumentaram 16,1% em outubro face ao mês homólogo do ano passado, tendo sido vendidos 16.922 veículos, informou esta terça-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

LUIS FORRA / Lusa

De acordo com um comunicado da ACAP, em termos acumulados, nos primeiros dez meses deste ano foram vendidos em Portugal 179.443 automóveis, ou seja, mais 26,7% do que em igual período de 2014.

Apesar da subida, a ACAP salienta que o volume de vendas registado no mês de outubro continua 7,8% abaixo da média dos últimos 15 anos.

O mercado de veículos ligeiros (ligeiros de passageiros mais comerciais ligeiros), teve um crescimento de 16% por cento em outubro face a igual mês do ano anterior, ascendendo a um total de 16.475 veículos desta categoria.

Nos primeiros dez meses de 2015, o mercado de ligeiros cifrou-se em 176.078 unidades, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 26,6 por cento, refere a ACAP.

Por tipo de veículo, foram vendidos em Portugal 13.696 automóveis ligeiros de passageiros em outubro, ou seja, mais 16,1% do que no mês homólogo do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2015 as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 151.964 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 27,5% relativamente a igual período de 2014.

Apesar do escândalo em que está envolvida, a Volkswagen foi a quinta marca a vender mais automóveis ligeiros de passageiros em outubro, com um total de 1.174 unidades vendidas, o que corresponde a um crescimento de 1% nas suas vendas relativamente a outubro do ano passado. Já face a setembro último, a Volkswagen vendeu mais 15 veículos no mês em análise.

No mês passado foram vendidos 2.779 veículos comerciais ligeiros, o que representou um crescimento de 15,4% face ao mês homólogo do ano passado. Entre janeiro e outubro últimos, foram vendidos 24.104 veículos desta tipologia, o que representou um aumento de 21,1% face ao período homólogo do ano anterior.

Quanto ao mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, verificou-se um acréscimo de 19,8% em outubro, face ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 447 veículos desta categoria.

Nos primeiros dez meses do ano, as vendas situaram-se nas 3.375 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 35,3% relativamente ao período homólogo de 2014.

Lusa

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27