sicnot

Perfil

Economia

Vendas de automóveis em Portugal subiram 16,1% em outubro

As vendas de automóveis em Portugal aumentaram 16,1% em outubro face ao mês homólogo do ano passado, tendo sido vendidos 16.922 veículos, informou esta terça-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

LUIS FORRA / Lusa

De acordo com um comunicado da ACAP, em termos acumulados, nos primeiros dez meses deste ano foram vendidos em Portugal 179.443 automóveis, ou seja, mais 26,7% do que em igual período de 2014.

Apesar da subida, a ACAP salienta que o volume de vendas registado no mês de outubro continua 7,8% abaixo da média dos últimos 15 anos.

O mercado de veículos ligeiros (ligeiros de passageiros mais comerciais ligeiros), teve um crescimento de 16% por cento em outubro face a igual mês do ano anterior, ascendendo a um total de 16.475 veículos desta categoria.

Nos primeiros dez meses de 2015, o mercado de ligeiros cifrou-se em 176.078 unidades, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 26,6 por cento, refere a ACAP.

Por tipo de veículo, foram vendidos em Portugal 13.696 automóveis ligeiros de passageiros em outubro, ou seja, mais 16,1% do que no mês homólogo do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2015 as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 151.964 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 27,5% relativamente a igual período de 2014.

Apesar do escândalo em que está envolvida, a Volkswagen foi a quinta marca a vender mais automóveis ligeiros de passageiros em outubro, com um total de 1.174 unidades vendidas, o que corresponde a um crescimento de 1% nas suas vendas relativamente a outubro do ano passado. Já face a setembro último, a Volkswagen vendeu mais 15 veículos no mês em análise.

No mês passado foram vendidos 2.779 veículos comerciais ligeiros, o que representou um crescimento de 15,4% face ao mês homólogo do ano passado. Entre janeiro e outubro últimos, foram vendidos 24.104 veículos desta tipologia, o que representou um aumento de 21,1% face ao período homólogo do ano anterior.

Quanto ao mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, verificou-se um acréscimo de 19,8% em outubro, face ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 447 veículos desta categoria.

Nos primeiros dez meses do ano, as vendas situaram-se nas 3.375 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 35,3% relativamente ao período homólogo de 2014.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC