sicnot

Perfil

Economia

Vendas de automóveis em Portugal subiram 16,1% em outubro

As vendas de automóveis em Portugal aumentaram 16,1% em outubro face ao mês homólogo do ano passado, tendo sido vendidos 16.922 veículos, informou esta terça-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

(Arquivo)

(Arquivo)

LUIS FORRA / Lusa

De acordo com um comunicado da ACAP, em termos acumulados, nos primeiros dez meses deste ano foram vendidos em Portugal 179.443 automóveis, ou seja, mais 26,7% do que em igual período de 2014.

Apesar da subida, a ACAP salienta que o volume de vendas registado no mês de outubro continua 7,8% abaixo da média dos últimos 15 anos.

O mercado de veículos ligeiros (ligeiros de passageiros mais comerciais ligeiros), teve um crescimento de 16% por cento em outubro face a igual mês do ano anterior, ascendendo a um total de 16.475 veículos desta categoria.

Nos primeiros dez meses de 2015, o mercado de ligeiros cifrou-se em 176.078 unidades, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 26,6 por cento, refere a ACAP.

Por tipo de veículo, foram vendidos em Portugal 13.696 automóveis ligeiros de passageiros em outubro, ou seja, mais 16,1% do que no mês homólogo do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2015 as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 151.964 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 27,5% relativamente a igual período de 2014.

Apesar do escândalo em que está envolvida, a Volkswagen foi a quinta marca a vender mais automóveis ligeiros de passageiros em outubro, com um total de 1.174 unidades vendidas, o que corresponde a um crescimento de 1% nas suas vendas relativamente a outubro do ano passado. Já face a setembro último, a Volkswagen vendeu mais 15 veículos no mês em análise.

No mês passado foram vendidos 2.779 veículos comerciais ligeiros, o que representou um crescimento de 15,4% face ao mês homólogo do ano passado. Entre janeiro e outubro últimos, foram vendidos 24.104 veículos desta tipologia, o que representou um aumento de 21,1% face ao período homólogo do ano anterior.

Quanto ao mercado de veículos pesados de passageiros e de mercadorias, verificou-se um acréscimo de 19,8% em outubro, face ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 447 veículos desta categoria.

Nos primeiros dez meses do ano, as vendas situaram-se nas 3.375 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 35,3% relativamente ao período homólogo de 2014.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.