sicnot

Perfil

Economia

Desemprego mantém-se nos 11,9% no 3º trimestre face ao anterior

A taxa de desemprego manteve-se nos 11,9% no terceiro trimestre, a mesma observada no trimestre anterior, mas caiu 1,2 pontos percentuais em termos homólogos, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com as estatísticas do emprego relativas ao terceiro trimestre de 2015, hoje divulgadas pelo INE, neste período, a população desempregada foi de 618,8 mil pessoas, o que representa uma diminuição trimestral de 0,3% e uma queda homóloga de 10,2%, ou seja, menos 1,6 mil e menos 70,1 mil pessoas, respetivamente.

Os analistas contactados pela agência Lusa estimavam que o INE divulgasse hoje uma nova descida da taxa de desemprego para os 11,7%.

De acordo com o INE, a população empregada, estimada em 4,58 milhões de pessoas, registou um aumento trimestral de 1,1% (mais 50,5 mil pessoas) e um acréscimo homólogo de 2,1% (mais 95,7 mil pessoas).

Os resultados das Estatísticas do Emprego mostram ainda que a taxa de atividade da população em idade ativa situou-se em 58,6%, valor idêntico ao observado no trimestre anterior e inferior em 0,6 pontos percentuais ao do mesmo trimestre do ano passado.

De acordo com o INE, a diminuição da população desempregada no terceiro trimestre ocorreu essencialmente nos homens, nas pessoas com 25 ou mais anos, com nível de escolaridade completo correspondente, no máximo, ao 3.º ciclo do ensino básico, à procura de novo emprego e provenientes de todos os setores, em particular da indústria, construção, energia e água e à procura de emprego há 12 e mais meses.

A taxa de desemprego dos homens (11,5%) ficou abaixo da das mulheres (12,3%), com ambas a recuarem em relação ao trimestre homólogo.

Em relação ao trimestre anterior, a taxa de desemprego nos homens diminuiu 0,5 pontos percentuais e a das mulheres subiu 0,5 pontos percentuais.

No caso dos jovens, a taxa de desemprego estimada pelo INE para o terceiro trimestre foi de 30,8% (contra os 29,8% no trimestre anterior e os 32,2% no período homólogo).

A taxa de desemprego de longa duração fixou-se, por sua vez, nos 7,5%, menos do que os 7,6% do trimestre anterior e dos 8,8% observados um ano antes.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Crianças no Daesh - 2ª Parte
    23:43
  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Estes engenheiros não tiveram formação para exercer arquitetura"
    7:00

    País

    O Parlamento aprovou esta quarta-feira as propostas do PSD e do PAN para devolver aos engenheiros a possibilidade de assinarem projetos de arquitetura. Os aquitetos discordam da medida. José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos arquitetos, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

    Entrevista SIC Notícias

  • "Foi uma grande honra ser deputado"
    1:23

    País

    Alberto Martins vai deixar a vida política, o socialista renunciou esta quarta-feira ao cargo de deputado, que ocupava há 30 anos, com algumas interrupções. Alberto Martins desempenhou funções de ministro da Reforma do Estado no segundo Governo de António Guterres, e de ministro da Justiça no segundo Executivo liderado por josé Sócrates. O socialista vai ser substituído por Hugo Carvalho.