sicnot

Perfil

Economia

Moody's corta rating da Volkswagen

A agência de notação financeira Moody's cortou hoje o 'rating' atribuído ao grupo Volkswagen, de A2 para A3, devido às últimas irregularidades detetadas nos motores da construtora automóvel.

Brennan Linsley

"A descida de hoje reflete os riscos crescentes para a reputação da Volkswagen e seus benefícios futuros", justificou a analista- chefe da Moody's Yasmina Serghini, citada no comunicado hoje divulgado pela instituição.

A decisão, que coloca todas as notas atribuídas à empresa em "perspetiva negativa", foi tomada depois de a Moody's estudar "o anúncio de 03 de novembro" da Volkswagen em relação às "irregularidades nos níveis de CO2 e o consumo de combustível de certos grupos de veículos", bem como as novas acusações vindas dos Estados Unidos.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA na sigla em inglês) norte-americana denunciou na segunda-feira que os veículos daquele grupo alemão com motor 'diesel' de 3 litros V6 TDI também têm o 'software' que dá informação de emissões poluentes reduzidas para cumprir os limites legais apenas quando o automóvel está num banco de provas.

"Estas novas denúncias supõem novos desafios à flexibilidade financeira e à posição competitiva da Volkswagen", argumentou Yasmina Serghini, acrescentando que a Moody's tem cada vez mais dúvidas sobre os controlos internos na empresa automóvel, o que "debilita ainda mais o seu perfil de crédito".

No entanto, a Moody's considera que a Volkswagen tem "capacidade financeira" para assumir os custos do novo escândalo, ainda que "persistam incertezas" sobre o montante necessário para responder a estas questões, sobre o tempo necessário e sobre o eventual impacto na perceção das marcas do grupo.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC