sicnot

Perfil

Economia

Moody's corta rating da Volkswagen

A agência de notação financeira Moody's cortou hoje o 'rating' atribuído ao grupo Volkswagen, de A2 para A3, devido às últimas irregularidades detetadas nos motores da construtora automóvel.

Brennan Linsley

"A descida de hoje reflete os riscos crescentes para a reputação da Volkswagen e seus benefícios futuros", justificou a analista- chefe da Moody's Yasmina Serghini, citada no comunicado hoje divulgado pela instituição.

A decisão, que coloca todas as notas atribuídas à empresa em "perspetiva negativa", foi tomada depois de a Moody's estudar "o anúncio de 03 de novembro" da Volkswagen em relação às "irregularidades nos níveis de CO2 e o consumo de combustível de certos grupos de veículos", bem como as novas acusações vindas dos Estados Unidos.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA na sigla em inglês) norte-americana denunciou na segunda-feira que os veículos daquele grupo alemão com motor 'diesel' de 3 litros V6 TDI também têm o 'software' que dá informação de emissões poluentes reduzidas para cumprir os limites legais apenas quando o automóvel está num banco de provas.

"Estas novas denúncias supõem novos desafios à flexibilidade financeira e à posição competitiva da Volkswagen", argumentou Yasmina Serghini, acrescentando que a Moody's tem cada vez mais dúvidas sobre os controlos internos na empresa automóvel, o que "debilita ainda mais o seu perfil de crédito".

No entanto, a Moody's considera que a Volkswagen tem "capacidade financeira" para assumir os custos do novo escândalo, ainda que "persistam incertezas" sobre o montante necessário para responder a estas questões, sobre o tempo necessário e sobre o eventual impacto na perceção das marcas do grupo.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.