sicnot

Perfil

Economia

Comissão Europeia divulga hoje previsões económicas de outono

A Comissão Europeia divulga hoje, em Bruxelas, as previsões económicas de outono, nas quais atualizará as suas projeções, incluindo sobre o défice de Portugal para este ano, que na primavera duvidava que baixasse dos 3% do PIB.

Reuters/ Arquivo

Nas anteriores previsões económicas da primavera, divulgadas há exatamente seis meses (05 de maio), Bruxelas apontou para um défice orçamental em Portugal de 3,1% este ano, o que significaria que o país não cumprira o compromisso de colocar o défice abaixo dos 3% do Produto Interno Bruno (PIB), continuando assim em situação de défice excessivo, segundo as regras do pacto de estabilidade e crescimento.

O Governo, que sempre apontou para um défice de 2,7% em 2015, tem reafirmado que Portugal cumprirá a meta estabelecida, e a própria Comissão Europeia admitiu na primavera que o objetivo era exequível, ficando-se então a conhecer se Bruxelas acredita no cumprimento da meta, quando se aproxima o final do ano, e numa altura em que ainda não recebeu o plano orçamental português para 2016, na sequência das eleições legislativas de 04 de outubro.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.