sicnot

Perfil

Economia

Governo deixa cair o plafonamento das pensões

Governo deixa cair o plafonamento das pensões

O Governo deixou cair, de forma definitiva, o chamado plafonamento das pensões, que impunha um limite nos descontos que os trabalhadores fazem para a segurança social. O ministro Marques Guedes deixa claro que esta cedência é uma aproximação às pretensões do PS, que sempre se mostrou contra esta medida.

  • Ministra diz que só poderia ter eliminado cortes mais rapidamente se existisse diálogo com PS
    0:24

    Economia

    Sobre uma eliminação mais rápida dos cortes e uma possível aproximação ao que o PS defende, Maria Luís Albuquerque sublinha que tal só poderia ter acontecido se tivesse havido um diálogo com os socialistas. A ministra diz que não foi possível chegar a um entendimento com o PS e que, por isso, o ritmo de remoção dos cortes é o mesmo que o Governo tinha proposto no Programa de Estabilidade.

  • Prolongamento do corte nos salários e manutenção da sobretaxa
    1:14

    Economia

    O Governo aprovou hojeo prolongamento do corte nos salários da função pública e a manutenção da sobretaxa de IRS, medidas que vão ser aplicadas de forma mais suave no próximo ano. A ministra das Finanças lembra que, se estes cortes não fossem revalidados, desapareceriam no início de janeiro por não haver Orçamento do Estado e isso abriria um buraco nas contas públicas.Maria Luís Albuquerque diz, por isso, que esta decisão é um ato de responsabilidade.

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.