Grécia volta à recessão este ano devido à "crescente incerteza"
05.11.2015 11h17
Bruxelas estima que a Grécia vai fechar o ano em recessão, apontando o dedo à "crescente incerteza" gerada pelo falhanço do programa de assistência, o referendo de junho último, o fecho dos bancos e o controlo de capitais.

Lefteris Pitarakis/ AP (Arquivo)
"A economia grega construiu um ímpeto positivo em 2014. No entanto, a conclusão sem êxito do segundo programa de ajustamento, o referendo convocado em junho de 2015 [sobre se o Governo deveria negociar ou não com os credores um novo programa], o fecho dos bancos que se seguiu e a introdução de controlo de capitais geraram incerteza e deterioraram a perspetiva de crescimento", indica a Comissão Europeia nas suas previsões económicas de outono, hoje divulgadas.
Nas suas previsões de primavera, divulgadas em maio, a Comissão ainda estimava um crescimento do PIB grego de 0,5%.
"Apesar da incerteza, o PIB real ainda cresceu 1,0% na primeira metade de 2015. Este resultado inesperado reflete com toda a certeza uma antecipação do consumo por parte de consumidores receosos quanto à perda dos depósitos. Também reflete uma quebra nas importações, à medida que o crédito comercial diminuiu significativamente, e vai ter um impacto retardado na produção", escreve o executivo comunitário.
A Comissão espera uma "recuperação ao longo de 2016, apoiada numa melhoria da confiança, na estabilização do setor financeiro que se seguirá à recapitalização dos bancos esperada para finais de 2015, e o consequente relançamento do investimento e dos projetos de privatização".
"Ainda assim estima-se que a economia grega vai contrair-se 1,3% em 2016, impactada por efeitos de 2015. Em 2017, o crescimento do PIB vai ganhar velocidade e está estimado em 2,7%, à medida que as reformas estruturais realizadas fortaleçam a procura", salienta.
A taxa de desemprego da Grécia, nas previsões de Bruxelas, deverá baixar de 26,5% em 2014 para os 25,7% este ano (mais uma décima do que o previsto), mas subindo novamente para os 25,8% em 2016.
Quanto às finanças públicas, a Comissão vê sinais de deterioração: o défice previsto para este ano nas previsões de primavera era de 2,1%, mas passou agora para 4,6%. Apenas em 2017, o défice deverá chegar aos 2,2%.
A dívida pública grega, que se agravou para 177,1% do PIB em 2014, deverá aumentar para os 194,8% este ano. Em 2016 atinge valores ainda mais altos: 199,7% do PIB.
No capítulo dos preços, a inflação na Grécia vai melhorar (-1,0%), contra os -1,4% de 2014, passando a positiva em 2016 (1,0%) e em 2017 (0,9%).
Lusa
Relacionados
- 0:24
Grécia não deve receber próxima tranche do empréstimo a tempo
A Grécia não vai receber a tempo a parcela do resgate referente ao mês de outubro, no valor de dois mil milhões de euros. O dinheiro deveria ser libertado assim que terminasse com sucesso a primeira revisão do terceiro resgate, mas o governo grego só implementou 14 das 48 medidas previstas no acordo com os credores.
- 2:08
Jornais internacionais comparam situação de Portugal à da Grécia
A crise política nacional não tem passado despercebida além fronteiras. Alguns jornais de referência internacional comparam a viragem de Portugal à esquerda à que ocorreu na Grécia.
Na Homepage
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
- 15:09
- 6:24
-
Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa
A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
24.04.2018 às 23h10
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
- 1:17
-
Já conhece os músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan?
A família real britânica anunciou esta terça-feira os nomes dos músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan Markle, a 19 de maio, na capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Reino Unido.
24.04.2018 às 18h36