sicnot

Perfil

Economia

Ministra garante que Portugal vai terminar ano com défice abaixo dos 3%

Ministra garante que Portugal vai terminar ano com défice abaixo dos 3%

A ministra das Finanças garante que o défice público, este ano, vai ficar abaixo dos 3%. É a reação de Maria Luís Albuquerque às previsões divulgadas esta quinta-feira pela Comissão Europeia, que dão conta de que Portugal vai fechar o ano com um défice de 3%, ligeiramente acima do previsto pelo Executivo. Ainda assim, a ministra sublinha que as previsões de Bruxelas estão cada vez mais próximas das do Ministério das Finanças.

  • Bruxelas volta a rever em baixa défice para 2015

    Economia

    A Comissão Europeia voltou a rever em baixa o défice para 2015. O valor, que é agora de 3%, continua acima da estimativa do Governo e está mesmo em cima da linha vermelha do défice excessivo. Bruxelas alerta ainda para a possibilidade de um longo período de incerteza política poder prejudicar a confiança dos consumidores e empresas.

  • PSD saúda revisão em baixa do défice para este ano
    1:01

    Economia

    O PSD reage com satisfação à revisão em baixa do défice para este ano. o líder da bancada parlamentar social democrata aproveitou para pedir responsabilidade aos partidos, sobretudo ao PS, e sugere que oiçam os alertas da Comissão Europeia sobre os riscos da instabilidade política em Portugal.

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC