sicnot

Perfil

Economia

Pessoal de cabine da Lufthansa inicia greve na sexta-feira

O sindicato alemão do pessoal de cabine (UFO), em conflito com a administração da Lufthansa, confirmou hoje a convocação de uma greve a partir de sexta-feira ao meio-dia.

Greve na Lufthansa cancela todos os voos entre Frankfurt e Portugal.

Greve na Lufthansa cancela todos os voos entre Frankfurt e Portugal.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

"O prazo fixado pelo UFO terminou às 17:00 sem qualquer resultado", anunciou o sindicato.

"Já não há qualquer opção que permita evitar a greve de amanhã [sexta-feira]" na Lufthansa, principal companhia aérea do grupo com o mesmo nome, declarou o presidente do sindicato, Nicoley Baublies, citado em comunicado.

O impacto desta greve nos voos é difícil de avaliar, mas a companhia e os sindicatos devem pronunciar-se na sexta-feira.

As negociações entre a transportadora aérea e o pessoal de bordo, iniciadas em 2013, dizem respeito a questões salariais, mas também à proteção contra despedimentos, abrangendo ainda matérias relativas a reformas e pré-reformas.

O sindicato, que representa cerca de 19 mil membros do pessoal de cabine da Lufthansa apresentou na segunda-feira um ultimato à administração, pedindo uma proposta melhor.

O ultimato expirou hoje às 17:00 locais (16:00 em Lisboa) e a greve deve prolongar-se até 13 de novembro, afetando apenas a Lufthansa e não as outras companhias do grupo (Germanwings, Swiss, Austrian).

A greve só começa ao meio-dia de sexta-feira (11:00 em Lisboa) dado que só agora foi anunciado o fracasso das negociações, indicou o sindicato.

A companhia aérea alemã tem enfrentado vários conflitos sociais. Os pilotos fizeram greve por 13 vezes entre abril de 2014 e setembro de 2015, levando ao cancelamento de milhares de voos.

Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.