sicnot

Perfil

Economia

Portugal lidera quebras nas vendas a retalho na zona euro

As vendas do comércio a retalho caíram 0,1% em setembro, face a agosto, na zona euro, com Portugal a registar a maior quebra (-2,2%), segundo dados do Eurostat hoje divulgados.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Já na União Europeia (UE), o comércio a retalho aumentou 0,3% as vendas, face a agosto.

Na variação mensal, Portugal foi o país que liderou as quedas no indicador (-2,2%), seguido da Bélgica, Dinamarca, Letónia e Polónia (-0,7% cada).

As maiores subidas em cadeia nas vendas a retalho foram verificadas no Reino Unido (2,0%), na Roménia (1,7%), em Malta (1,1%) e na Irlanda (0,9%).

Já comparando com setembro de 2014, as vendas a retalho subiram 2,9% na zona euro e 3,7% na UE.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, as subidas mais acentuadas observaram-se na Roménia (12%), na Irlanda (8,0%), na Polónia e no Reino Unido (6,3% cada), enquanto as maiores quebras foram registadas no Luxemburgo (-11,8%), Bulgária (-2,5%) e Eslovénia (-0,4%).

Em Portugal, o indicador aumentou 1,3% na variação homóloga.

Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00