sicnot

Perfil

Economia

Portugal lidera quebras nas vendas a retalho na zona euro

As vendas do comércio a retalho caíram 0,1% em setembro, face a agosto, na zona euro, com Portugal a registar a maior quebra (-2,2%), segundo dados do Eurostat hoje divulgados.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Já na União Europeia (UE), o comércio a retalho aumentou 0,3% as vendas, face a agosto.

Na variação mensal, Portugal foi o país que liderou as quedas no indicador (-2,2%), seguido da Bélgica, Dinamarca, Letónia e Polónia (-0,7% cada).

As maiores subidas em cadeia nas vendas a retalho foram verificadas no Reino Unido (2,0%), na Roménia (1,7%), em Malta (1,1%) e na Irlanda (0,9%).

Já comparando com setembro de 2014, as vendas a retalho subiram 2,9% na zona euro e 3,7% na UE.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, as subidas mais acentuadas observaram-se na Roménia (12%), na Irlanda (8,0%), na Polónia e no Reino Unido (6,3% cada), enquanto as maiores quebras foram registadas no Luxemburgo (-11,8%), Bulgária (-2,5%) e Eslovénia (-0,4%).

Em Portugal, o indicador aumentou 1,3% na variação homóloga.

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32