sicnot

Perfil

Economia

Greve na Lufthansa cancela quatro voos de e para Portugal até este sábado

A Lufthansa vai cancelar quatro voos de e para Portugal entre hoje e amanhã na sequência da greve do pessoal de cabine, que se iniciou hoje às 13:00 de Lisboa, segundo fonte oficial da companhia aérea alemã.

Greve na Lufthansa cancela todos os voos entre Frankfurt e Portugal.

Greve na Lufthansa cancela todos os voos entre Frankfurt e Portugal.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Durante o dia de hoje estão cancelados os voos LH 1172 entre Frankfurt-Lisboa, LH 1180 -- Frankfurt -- Porto e o voo LH 1177 -- Porto -- Frankfurt.

Para sábado está desde já cancelado o voo LH 1173 com partida prevista pelas 07:00 no aeroporto da Portela, em Lisboa, com destino a Frankfurt.

A Lufthansa prevê cancelar 290 voos hoje, primeiro dia de uma greve do pessoal de cabine, que só deverá terminar na próxima sexta-feira.

Cerca de 37.500 passageiros e os aeroportos de Frankfurt e de Dusseldorf deverão ser afetados por esta greve de nove horas por dia e que se iniciou às 13:00 de hoje em Lisboa, segundo a estimativa da companhia alemã.

A Lufthansa "lamentou" a decisão do pessoal de cabine nos aeroportos de Frankfurt e Dusseldorf e pediu desculpa aos passageiros, garantindo que "tudo fará para minimizar os danos".

Os 290 voos cancelados incluem 23 intercontinentais, adiantou a empresa num comunicado.

Anteriormente, o sindicato alemão UFO informou que a greve - anunciada na véspera, depois de fracassadas as negociações com a administração da companhia aérea alemã - afetaria os aeroportos de Frankfurt e Dusseldorf.

As perturbações decorrentes desta greve deverão durar até às 22:00 nos aeroportos de Frankfurt e Dusseldorf, respetivamente o maior e o terceiro maior da Alemanha, referiu o UFO num comunicado.

A greve foi convocada pelo UFO para protestar contra os mecanismos de pré-reforma e o sistema de complementos de pensões da Lufthansa.

O pessoal do aeroporto de Munique só vai fazer greve na segunda-feira porque foi tido em consideração o final das férias escolares de outono no Estado federado da Baviera.

Os pormenores da greve serão comunicados ao longo do dia mas o presidente do UFO, Nicoley Baubies, advertiu que todos os passageiros têm que contar com eventuais cancelamentos de voos.

"Temos uma greve de oito dias até à próxima sexta-feira, as exceções que façamos vão depender em boa parte do comportamento da Lufthansa", disse Baubies.

Esta greve de pessoal de cabine não vai afetar a Germanwings, filial 'low cost' (baixo custo) da Lufthansa, nem as subsidiárias da empresa Eurowings, Lufthansa CityLine, SWISS, Austrian Airlines, Air Dolomiti e Brussels Airlines.

Lusa

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.