sicnot

Perfil

Economia

Greve na Lufthansa cancela quatro voos de e para Portugal até este sábado

A Lufthansa vai cancelar quatro voos de e para Portugal entre hoje e amanhã na sequência da greve do pessoal de cabine, que se iniciou hoje às 13:00 de Lisboa, segundo fonte oficial da companhia aérea alemã.

Greve na Lufthansa cancela todos os voos entre Frankfurt e Portugal.

Greve na Lufthansa cancela todos os voos entre Frankfurt e Portugal.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Durante o dia de hoje estão cancelados os voos LH 1172 entre Frankfurt-Lisboa, LH 1180 -- Frankfurt -- Porto e o voo LH 1177 -- Porto -- Frankfurt.

Para sábado está desde já cancelado o voo LH 1173 com partida prevista pelas 07:00 no aeroporto da Portela, em Lisboa, com destino a Frankfurt.

A Lufthansa prevê cancelar 290 voos hoje, primeiro dia de uma greve do pessoal de cabine, que só deverá terminar na próxima sexta-feira.

Cerca de 37.500 passageiros e os aeroportos de Frankfurt e de Dusseldorf deverão ser afetados por esta greve de nove horas por dia e que se iniciou às 13:00 de hoje em Lisboa, segundo a estimativa da companhia alemã.

A Lufthansa "lamentou" a decisão do pessoal de cabine nos aeroportos de Frankfurt e Dusseldorf e pediu desculpa aos passageiros, garantindo que "tudo fará para minimizar os danos".

Os 290 voos cancelados incluem 23 intercontinentais, adiantou a empresa num comunicado.

Anteriormente, o sindicato alemão UFO informou que a greve - anunciada na véspera, depois de fracassadas as negociações com a administração da companhia aérea alemã - afetaria os aeroportos de Frankfurt e Dusseldorf.

As perturbações decorrentes desta greve deverão durar até às 22:00 nos aeroportos de Frankfurt e Dusseldorf, respetivamente o maior e o terceiro maior da Alemanha, referiu o UFO num comunicado.

A greve foi convocada pelo UFO para protestar contra os mecanismos de pré-reforma e o sistema de complementos de pensões da Lufthansa.

O pessoal do aeroporto de Munique só vai fazer greve na segunda-feira porque foi tido em consideração o final das férias escolares de outono no Estado federado da Baviera.

Os pormenores da greve serão comunicados ao longo do dia mas o presidente do UFO, Nicoley Baubies, advertiu que todos os passageiros têm que contar com eventuais cancelamentos de voos.

"Temos uma greve de oito dias até à próxima sexta-feira, as exceções que façamos vão depender em boa parte do comportamento da Lufthansa", disse Baubies.

Esta greve de pessoal de cabine não vai afetar a Germanwings, filial 'low cost' (baixo custo) da Lufthansa, nem as subsidiárias da empresa Eurowings, Lufthansa CityLine, SWISS, Austrian Airlines, Air Dolomiti e Brussels Airlines.

Lusa

  • Paulo Macedo pede calma para o bem do banco
    1:45

    Caso CGD

    Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.