sicnot

Perfil

Economia

Bolsa de Lisboa cai 3% a meio da sessão

Ao início da tarde, a Bolsa de Lisboa perdia 3%, liderando as quedas entre as praças europeias. Analistas atribuem a queda no valor das ações à situação política que o país vive.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Também os juros soberanos agravaram 20 pontos base para máximos de quatro meses. As Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos seguem nos 2,88%, face aos 2,675% no fecho de sexta-feira.

"É um movimento que já estávamos a antecipar, tendo em contaa instabilidade poltica que estamos a viver, com as moções de censura, a queda do Governo e um novo Executivo de esquerda", disse João Lampreia, analista do Banco BiG, à Reuters.

O Governo de centro-direita inicia hoje o debate do seu programa no Parlamento, mas a maioria de esquerda deverá derrubá-lo amanhã, após o Partido Socialista (PS) ter garantido o apoio dos partidos à sua esquerda a um Governo do PS.

"Os investidores estão finalmente a incorporar isto no preço no mercado, pois é um cenário que agora se torna concreto", referiu Lampreia.

Com Reuters

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".