sicnot

Perfil

Economia

Bolsa de Lisboa cai 3% a meio da sessão

Ao início da tarde, a Bolsa de Lisboa perdia 3%, liderando as quedas entre as praças europeias. Analistas atribuem a queda no valor das ações à situação política que o país vive.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Também os juros soberanos agravaram 20 pontos base para máximos de quatro meses. As Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos seguem nos 2,88%, face aos 2,675% no fecho de sexta-feira.

"É um movimento que já estávamos a antecipar, tendo em contaa instabilidade poltica que estamos a viver, com as moções de censura, a queda do Governo e um novo Executivo de esquerda", disse João Lampreia, analista do Banco BiG, à Reuters.

O Governo de centro-direita inicia hoje o debate do seu programa no Parlamento, mas a maioria de esquerda deverá derrubá-lo amanhã, após o Partido Socialista (PS) ter garantido o apoio dos partidos à sua esquerda a um Governo do PS.

"Os investidores estão finalmente a incorporar isto no preço no mercado, pois é um cenário que agora se torna concreto", referiu Lampreia.

Com Reuters

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.