sicnot

Perfil

Economia

Bolsa de Lisboa cai 3% a meio da sessão

Ao início da tarde, a Bolsa de Lisboa perdia 3%, liderando as quedas entre as praças europeias. Analistas atribuem a queda no valor das ações à situação política que o país vive.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Também os juros soberanos agravaram 20 pontos base para máximos de quatro meses. As Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos seguem nos 2,88%, face aos 2,675% no fecho de sexta-feira.

"É um movimento que já estávamos a antecipar, tendo em contaa instabilidade poltica que estamos a viver, com as moções de censura, a queda do Governo e um novo Executivo de esquerda", disse João Lampreia, analista do Banco BiG, à Reuters.

O Governo de centro-direita inicia hoje o debate do seu programa no Parlamento, mas a maioria de esquerda deverá derrubá-lo amanhã, após o Partido Socialista (PS) ter garantido o apoio dos partidos à sua esquerda a um Governo do PS.

"Os investidores estão finalmente a incorporar isto no preço no mercado, pois é um cenário que agora se torna concreto", referiu Lampreia.

Com Reuters

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.