sicnot

Perfil

Economia

Bolsa de Lisboa cai 3% a meio da sessão

Ao início da tarde, a Bolsa de Lisboa perdia 3%, liderando as quedas entre as praças europeias. Analistas atribuem a queda no valor das ações à situação política que o país vive.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters (Arquivo)

Também os juros soberanos agravaram 20 pontos base para máximos de quatro meses. As Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos seguem nos 2,88%, face aos 2,675% no fecho de sexta-feira.

"É um movimento que já estávamos a antecipar, tendo em contaa instabilidade poltica que estamos a viver, com as moções de censura, a queda do Governo e um novo Executivo de esquerda", disse João Lampreia, analista do Banco BiG, à Reuters.

O Governo de centro-direita inicia hoje o debate do seu programa no Parlamento, mas a maioria de esquerda deverá derrubá-lo amanhã, após o Partido Socialista (PS) ter garantido o apoio dos partidos à sua esquerda a um Governo do PS.

"Os investidores estão finalmente a incorporar isto no preço no mercado, pois é um cenário que agora se torna concreto", referiu Lampreia.

Com Reuters

  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.