sicnot

Perfil

Economia

OCDE prevê abrandamento da economia mundial

A economia mundial vai crescer menos de 3% em 2015, o pior resultado dos últimos anos. As previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para a economia mundial são sombrias. A OCDE prevê abrandamento da economia mundial, dado que o normal seria crescer 4%.

O relatório foi preparado pelo departamento de Estudos Económicos Nacionais, liderado pelo ex-ministro Álvaro Santos Pereira, na foto na apresentação das previsões da OCDE hoje, em Paris

O relatório foi preparado pelo departamento de Estudos Económicos Nacionais, liderado pelo ex-ministro Álvaro Santos Pereira, na foto na apresentação das previsões da OCDE hoje, em Paris

José G. Ferreira/ SIC

Em relação a Portugal, a organização liderada por Angel Gurría aponta o dedo ao abrandamento da consolidação orçamental, à despesa maior que o esperado e receia que as receitas fiquem aquém do previsto.

A OCDE deixou um aviso aos atores políticos de Portugal, alertando que "a instabilidade política pode abrandar as reformas, o que vai pesar nas perspetivas de crescimento de médio prazo".

No "Economic Outlook" hoje divulgado, a organização refere-se aos riscos que a economia portuguesa enfrenta, além dos políticos.

A nível global, a OCDE espera que um crescimento global de 2,9% este ano, contra 3% anteriormente esperados, e 3,3 % no próximo ano, contra os 3,6% estimados anteriormente. Em 2017, espera-se acelerar ligeiramente para 3,6%, de acordo com o primeiro resultado para este ano entregue pela organização.

"O crescimento global robusto e o comércio andam de mãos dadas ", escreveu a economista-chefe da OCDE, Catherine Mann, na introdução do relatório, e acrescenta também que "parecem ter estagnado e até mesmo diminuído desde o final de 2014. Facto profundamente preocupante".

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.