sicnot

Perfil

Economia

OCDE prevê abrandamento da economia mundial

A economia mundial vai crescer menos de 3% em 2015, o pior resultado dos últimos anos. As previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para a economia mundial são sombrias. A OCDE prevê abrandamento da economia mundial, dado que o normal seria crescer 4%.

O relatório foi preparado pelo departamento de Estudos Económicos Nacionais, liderado pelo ex-ministro Álvaro Santos Pereira, na foto na apresentação das previsões da OCDE hoje, em Paris

O relatório foi preparado pelo departamento de Estudos Económicos Nacionais, liderado pelo ex-ministro Álvaro Santos Pereira, na foto na apresentação das previsões da OCDE hoje, em Paris

José G. Ferreira/ SIC

Em relação a Portugal, a organização liderada por Angel Gurría aponta o dedo ao abrandamento da consolidação orçamental, à despesa maior que o esperado e receia que as receitas fiquem aquém do previsto.

A OCDE deixou um aviso aos atores políticos de Portugal, alertando que "a instabilidade política pode abrandar as reformas, o que vai pesar nas perspetivas de crescimento de médio prazo".

No "Economic Outlook" hoje divulgado, a organização refere-se aos riscos que a economia portuguesa enfrenta, além dos políticos.

A nível global, a OCDE espera que um crescimento global de 2,9% este ano, contra 3% anteriormente esperados, e 3,3 % no próximo ano, contra os 3,6% estimados anteriormente. Em 2017, espera-se acelerar ligeiramente para 3,6%, de acordo com o primeiro resultado para este ano entregue pela organização.

"O crescimento global robusto e o comércio andam de mãos dadas ", escreveu a economista-chefe da OCDE, Catherine Mann, na introdução do relatório, e acrescenta também que "parecem ter estagnado e até mesmo diminuído desde o final de 2014. Facto profundamente preocupante".

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.