sicnot

Perfil

Economia

Volume de negócios do setor dos transportes aumentou 3,7%

O volume de negócios das empresas dos transportes aumentou no ano passado. Mais 10,8 milhões de euros que representam um crescimento de 3,7%. São dados de 2014 divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Lusa

Lusa

(LUSA/ ARQUIVO)

No setor ferroviário subiu o número de passageiros e de mercadorias. Mais de 10% na carga e 1,8% para mais de 128 milhões de passageiros.

O transporte rodoviário é exceção, caiu tanto em número de passageiros como de mercadorias. A queda no número de passageiros foi de 13%.

No transporte aéreo o movimento de passageiros aumentou significativamente em 2014. Mais 6,7% nas companhias aéreas portuguesas e 9,4% nos aeroportos nacionais.

Por fim, o movimento nos portos nacionais cresceu, no ano passado mais de 3%, mas menos que em 2013. Já as travessias fluviais garantiram o transportes de mais de 18 milhões de passageiros, mas representam uma quebra de 0,4% por cento e menos 5% no transporte de automóveis.

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.