sicnot

Perfil

Economia

Volume de negócios do setor dos transportes aumentou 3,7%

O volume de negócios das empresas dos transportes aumentou no ano passado. Mais 10,8 milhões de euros que representam um crescimento de 3,7%. São dados de 2014 divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Lusa

Lusa

(LUSA/ ARQUIVO)

No setor ferroviário subiu o número de passageiros e de mercadorias. Mais de 10% na carga e 1,8% para mais de 128 milhões de passageiros.

O transporte rodoviário é exceção, caiu tanto em número de passageiros como de mercadorias. A queda no número de passageiros foi de 13%.

No transporte aéreo o movimento de passageiros aumentou significativamente em 2014. Mais 6,7% nas companhias aéreas portuguesas e 9,4% nos aeroportos nacionais.

Por fim, o movimento nos portos nacionais cresceu, no ano passado mais de 3%, mas menos que em 2013. Já as travessias fluviais garantiram o transportes de mais de 18 milhões de passageiros, mas representam uma quebra de 0,4% por cento e menos 5% no transporte de automóveis.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35