sicnot

Perfil

Economia

Volkswagen garante esclarecimento sobre emissões de gases mas pede tempo

O vice-presidente responsável pela área de vendas da marca Volkswagen, Jürgen Stackmann, assegurou hoje que a sua empresa esclarecerá totalmente o escândalo da manipulação de emissões de gases poluentes, mas pediu tempo para a investigação interna.

© Mike Blake / Reuters

Stackmann, que era presidente da Seat até setembro, fez estas declarações durante um debate organizado no âmbito da entrega do prémio automobilístico "Volante Dourado 2015", organizado pela revista especializada "Auto Bild".

"Estamos seguros de que conseguiremos cumprir com o que prometemos, que é esclarecer totalmente o sucedido", assegurou Stackmann relativamente à manipulação, através de um programa informático, das emissões de gases poluentes de 9,5 milhões de veículos, para que cumprissem os límites legais.

Stackmann prometeu "transparência total" em relação à investigação interna que está em curso, para explicar o que sucedeu e apurar responsabilidades.

O novo vice-presidente de vendas pediu, no entanto, paciência para com este processo de investigação.

"Entendo a necessidade de celeridade, mas creio que o essencial é trabalhar com fundamento", disse.

No mesmo debate, Rupert Stadler, conselheiro delegado da Audi, defendeu a decisão da sua empresa, que suspendeu temporariamente as vendas nos Estados Unidos após a última denuncia das autoridades ambientais, que divulgaram que os motores diesel de seis cilindros apresentavam resultados de emissões "irregulares".

Entretanto, o ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrindt, assegurou que assim que o seu departamento conclua a sua própria investigação, apresentará os seus resultados.

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira