sicnot

Perfil

Economia

BBVA Portugal vai fechar mais 26 agências e despede 187 trabalhadores

A última etapa do processo de reestruturação do BBVA Portugal vai implicar o encerramento de 26 agências e a redução do quadro de pessoal em 187 trabalhadores, tal como foi hoje comunicado internamente, confirmou à Lusa fonte oficial do banco.

© Andrea Comas / Reuters

Contactada após a informação ter sido passada aos representantes dos trabalhadores numa reunião que decorreu esta manhã, fonte oficial do banco liderado por Luís Castro e Almeida garantiu que o BBVA Portugal "vai manter sempre a sua presença no país, porque se trata de um mercado de grande inter-relação com Espanha, a principal geografia do Grupo".

Com estas novas medidas, o BBVA Portugal fecha o processo de reestruturação iniciado há um ano, que é visto pelo grupo espanhol como essencial para garantir a sustentabilidade da operação no mercado português.

O ajuste da estrutura é feito com "o objetivo de permitir ao BBVA Portugal continuar a sua estratégia de crescimento de negócio com os seus clientes, garantindo um modelo de relação mais focado no serviço e alicerçado na tecnologia e proximidade através do serviço BBVA Consigo", sublinhou à Lusa fonte oficial.

E acrescentou: "A estratégia de crescimento em Portugal consiste em reduzir os custos do modelo, ganhando, ao mesmo tempo, competitividade comercial e melhorando a qualidade do serviço".

Atualmente, o BBVA Portugal conta com 583 colaboradores e 38 agências, tendo registado um prejuízo de 62 milhões de euros no exercício de 2014.

O banco está presente no mercado português desde 1991, sendo a 11.ª instituição em termos de quota de mercado, e conta hoje em dia com 85 mil clientes.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.