sicnot

Perfil

Economia

BCE divulga sábado resultados dos testes de stress ao Novo Banco

Os resultados dos testes de stress ao Novo Banco são divulgados este sábado pelo Banco Central Europeu (BCE), devendo o exercício apontar para necessidades de capital que terão obrigatoriamente de ser colmatadas.

© Rafael Marchante / Reuters

Os maiores bancos portugueses, Caixa Geral de Depósitos, BPI e BCP, foram sujeitos aos exercícios o ano passado, o Novo Banco ficou então de fora da avaliação uma vez que apenas tinha sido criado em agosto, após a resolução que ditou o fim do BES, e ainda persistiam incertezas sobre a totalidade dos seus ativos e passivos.

Assim, na impossibilidade de completar a avaliação antes de outubro, essa foi adiada para este ano, sendo este sábado, 14 de novembro, que será conhecido o resultado do exame à saúde financeira da instituição liderada por Stock da Cunha.

No entanto, este ano, o Novo Banco foi submetido apenas à parte da avaliação completa correspondente ao teste de resistência e não à análise da qualidade dos ativos.

Segundo o BCE, a avaliação deste ano foi realizada "em consonância com a metodologia aplicada no exercício do ano passado", pelo que - tendo em conta isso - para o Novo Banco não 'chumbar' no exame deverá apresentar um rácio de capital mínimo de 8% no cenário base e de 5,5% no cenário adverso, que inclui 'choques' como queda da economia e aumento do desemprego.

Os analistas têm apontado que os testes de 'stress' ao Novo Banco poderão mostrar falhas de capital, que deverão estar entre mil e 2.000 milhões de euros, que terão de ser colmatadas num prazo a ser dado pelo BCE.

As dúvidas quanto às necessidades de recapitalização do Novo Banco terão sido um dos obstáculos à venda da entidade.

O processo de alienação terminou em meados de setembro depois de terem falhado as negociações entre o Banco de Portugal e os três candidatos que chegaram à fase final.

O ano passado, os bancos que tiveram falhas de capital tinham de as preencher em seis meses caso tivessem sido detetadas no cenário base, com o período prorrogado até nove meses caso tivessem surgido no cenário extremo dos testes de 'stress'.

O BCP foi então o único dos três portugueses que não passou nos testes de resistência -- e no cenário mais adverso - enquanto a Caixa e o BPI tiveram nota positiva.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17