Dois mil pensionistas "fantasmas" detetados em Maputo
12.11.2015 19h01
Cerca de dois mil pensionistas "fantasmas" foram identificados só em Maputo no decurso de uma campanha de prova de vida iniciada em julho, avançou hoje a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo.

Reuters/Arquivo
© Grant Neuenburg / Reuters
"Cerca de dois mil pensionistas não foram encontrados na cidade de Maputo, segundo os nossos dados. Isso significa que ao longo deste tempo estivemos a dar pensões a duas mil pessoas que não existem", disse Vitória Diogo, citada pela Agência de Informação de Moçambique, no primeiro Conselho Coordenador do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
Sem avançar os montantes envolvidos, a governante espera aprofundar as investigações e responsabilizar os autores de uma prática que considerou desonrosa.
A ministra, que tutela a Segurança Social, avançou dados apenas correspondentes a Maputo, mas é sua intenção conhecer a situação no resto do país, desafiando os funcionários do INSS a evitarem atitudes despesistas.
"Nós, funcionários e gestores do INSS, não somos os donos do sistema, somos sim guardiões", declarou Vitória Diogo, defendendo ser seu papel "assegurar que os milhares de trabalhadores que descontam, com tanto sacrifício, a sua contribuição, tenham a garantia e confiança de que terão a sua pensão".
Lusa
Na Homepage
- 2:16
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Comissão do Ambiente quer evitar "mais asneiras ambientais" no Tejo
O presidente da comissão parlamentar de Ambiente apelou esta quarta-feira ao Governo para que não se precipite no âmbito do processo de limpeza de resíduos no rio Tejo e pediu para que se evitem mais asneiras ambientais.
25.04.2018 às 20h33
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 2:03
- 4:03
Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.
25.04.2018 às 21h17
- 7:37
-
Encerrado site responsável por quatro milhões de ataques informáticos
Um site da internet responsável por mais de quatro milhões de ataques informáticos em todo o mundo foi encerrado, no âmbito de uma operação internacional que conduziu a várias detenções, anunciaram esta quarta-feira as autoridades britânicas.
25.04.2018 às 21h12
- 1:27