sicnot

Perfil

Economia

Dois mil pensionistas "fantasmas" detetados em Maputo

Cerca de dois mil pensionistas "fantasmas" foram identificados só em Maputo no decurso de uma campanha de prova de vida iniciada em julho, avançou hoje a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Grant Neuenburg / Reuters

"Cerca de dois mil pensionistas não foram encontrados na cidade de Maputo, segundo os nossos dados. Isso significa que ao longo deste tempo estivemos a dar pensões a duas mil pessoas que não existem", disse Vitória Diogo, citada pela Agência de Informação de Moçambique, no primeiro Conselho Coordenador do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Sem avançar os montantes envolvidos, a governante espera aprofundar as investigações e responsabilizar os autores de uma prática que considerou desonrosa.

A ministra, que tutela a Segurança Social, avançou dados apenas correspondentes a Maputo, mas é sua intenção conhecer a situação no resto do país, desafiando os funcionários do INSS a evitarem atitudes despesistas.

"Nós, funcionários e gestores do INSS, não somos os donos do sistema, somos sim guardiões", declarou Vitória Diogo, defendendo ser seu papel "assegurar que os milhares de trabalhadores que descontam, com tanto sacrifício, a sua contribuição, tenham a garantia e confiança de que terão a sua pensão".

Lusa

  • CGTP espera milhares na 1ª manifestação nacional do ano
    1:49

    País

    A CGTP-IN conta ter "dezenas de milhares de trabalhadores" de todo o país e setores de atividade na primeira manifestação nacional do ano, marcada para esta tarde, em Lisboa, em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.Estão previstas centenas de autocarros e quatro comboios especiais, um de Braga e três do Porto, para transportar os manifestantes para a capital.De Coimbra saíram 13 autocarros, com cerca de 700 trabalhadores, de setores diferentes para exigir ao governo reposição de direitos perdidos.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus

  • Registadas mais de 500 queimadas em 12 horas

    País

    A Proteção Civil registou esta sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo, entre as 06:00 e as 18:00, 515 queimadas, mais cerca de uma centena das contabilizadas na quinta-feira, sendo que três terão dado origem a incêndios florestais.