sicnot

Perfil

Economia

Autoeuropa garante aumentos salariais de 1,5% e postos de trabalho até final de 2016

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa anunciou hoje um pré-acordo com a administração da empresa que garante todos os postos de trabalho até setembro de 2016 e prevê aumentos salariais de 1,5%, com atualização mínima de 20 euros.

(SIC/ Arquivo)

Segundo um comunicado distribuído aos trabalhadores da empresa, o pré-acordo que vigora desde o passado dia 01 de outubro até 30 de setembro de 2016 prevê também a conversão de contratos temporários em permanentes, "tendo presente a situação do mercado e os indicadores internos, conforme prática corrente da empresa".

O documento, que deverá ser divulgado na próxima semana, depois de aprovado nos plenários de trabalhadores marcados para o dia 19 de novembro, mantém também os prémios por objetivos, pagos em março e em dezembro, e garante a manutenção de 25 dias de férias, apesar da redução para 22 dias, já inscrita no Código de Trabalho.

Apesar dos custos que poderá ter de enfrentar, devido à fraude com o dispositivo de medição de emissões de gases poluentes, que terá sido instalado em automóveis vendidos um pouco por todo o mundo, o grupo alemão Volkswagen manteve os investimentos que já tinha em curso na fábrica de Palmela, que poderão atingir os 677 milhões de euros.

Os investimentos em curso vão dotar a fábrica de Palmela de uma nova plataforma que permitirá a produção de diversos modelos da marca alemã, estando prevista a atribuição de um novo veículo à Autoeuropa no final do primeiro semestre de 2017.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.