sicnot

Perfil

Economia

Autoeuropa garante aumentos salariais de 1,5% e postos de trabalho até final de 2016

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa anunciou hoje um pré-acordo com a administração da empresa que garante todos os postos de trabalho até setembro de 2016 e prevê aumentos salariais de 1,5%, com atualização mínima de 20 euros.

(SIC/ Arquivo)

Segundo um comunicado distribuído aos trabalhadores da empresa, o pré-acordo que vigora desde o passado dia 01 de outubro até 30 de setembro de 2016 prevê também a conversão de contratos temporários em permanentes, "tendo presente a situação do mercado e os indicadores internos, conforme prática corrente da empresa".

O documento, que deverá ser divulgado na próxima semana, depois de aprovado nos plenários de trabalhadores marcados para o dia 19 de novembro, mantém também os prémios por objetivos, pagos em março e em dezembro, e garante a manutenção de 25 dias de férias, apesar da redução para 22 dias, já inscrita no Código de Trabalho.

Apesar dos custos que poderá ter de enfrentar, devido à fraude com o dispositivo de medição de emissões de gases poluentes, que terá sido instalado em automóveis vendidos um pouco por todo o mundo, o grupo alemão Volkswagen manteve os investimentos que já tinha em curso na fábrica de Palmela, que poderão atingir os 677 milhões de euros.

Os investimentos em curso vão dotar a fábrica de Palmela de uma nova plataforma que permitirá a produção de diversos modelos da marca alemã, estando prevista a atribuição de um novo veículo à Autoeuropa no final do primeiro semestre de 2017.

Lusa

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.