sicnot

Perfil

Economia

BCE exige reforço de capital no Novo Banco

notícia SIC

O Novo Banco vai precisar de um reforço de capital acima de 1.500 milhões de euros. A decisão vai ser anunciada amanhã pelo BCE.

© Rafael Marchante / Reuters

Os testes de stresse feitos pelo Banco Central Europeu ao Novo Banco foram feitos com base nas contas fechadas a 31 de Dezembro de 2014 mas já incorporam decisões posteriores como a venda do BESI.

A SIC sabe que o BCE vai exigir mais de 1.500 milhões de euros de reforço de capital ao acionista, ou seja, o Fundo de Resolução.

O valor exigido não chegará aos 2 mil milhões de euros porque a venda do banco de investimento BESI, aos chineses da Haitong, rendeu cerca de 380 milhões de euros.

Este valor ficou incorporado no banco gerido pela equipa de Eduardo Stock da Cunha, razão pela qual a exigência de capital por parte do BCE ficará mais próxima dos 1.500 milhões de euros.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.