sicnot

Perfil

Economia

BCE exige reforço de capital no Novo Banco

notícia SIC

O Novo Banco vai precisar de um reforço de capital acima de 1.500 milhões de euros. A decisão vai ser anunciada amanhã pelo BCE.

© Rafael Marchante / Reuters

Os testes de stresse feitos pelo Banco Central Europeu ao Novo Banco foram feitos com base nas contas fechadas a 31 de Dezembro de 2014 mas já incorporam decisões posteriores como a venda do BESI.

A SIC sabe que o BCE vai exigir mais de 1.500 milhões de euros de reforço de capital ao acionista, ou seja, o Fundo de Resolução.

O valor exigido não chegará aos 2 mil milhões de euros porque a venda do banco de investimento BESI, aos chineses da Haitong, rendeu cerca de 380 milhões de euros.

Este valor ficou incorporado no banco gerido pela equipa de Eduardo Stock da Cunha, razão pela qual a exigência de capital por parte do BCE ficará mais próxima dos 1.500 milhões de euros.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.