sicnot

Perfil

Economia

BCE exige reforço de capital no Novo Banco

notícia SIC

O Novo Banco vai precisar de um reforço de capital acima de 1.500 milhões de euros. A decisão vai ser anunciada amanhã pelo BCE.

© Rafael Marchante / Reuters

Os testes de stresse feitos pelo Banco Central Europeu ao Novo Banco foram feitos com base nas contas fechadas a 31 de Dezembro de 2014 mas já incorporam decisões posteriores como a venda do BESI.

A SIC sabe que o BCE vai exigir mais de 1.500 milhões de euros de reforço de capital ao acionista, ou seja, o Fundo de Resolução.

O valor exigido não chegará aos 2 mil milhões de euros porque a venda do banco de investimento BESI, aos chineses da Haitong, rendeu cerca de 380 milhões de euros.

Este valor ficou incorporado no banco gerido pela equipa de Eduardo Stock da Cunha, razão pela qual a exigência de capital por parte do BCE ficará mais próxima dos 1.500 milhões de euros.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.