sicnot

Perfil

Economia

Tribunal de Contas quer mais informações sobre subconcessão do Metro do Porto e da STCP

O Tribunal de Contas exige informações mais detalhadas sobre os contratos de subconcessão do Metro do Porto e da STCP. Os contratos, assinados com as empresas Transdev e Alsa, deram entrada no Tribunal de Contas a 30 de outubro, para obtenção do visto prévio necessário para a entrada em vigor.

SIC/Arquivo

SIC/Arquivo

O Tribunal dispunha de 30 dias úteis para se pronunciar, mas agora com este pedido de informações, esse prazo foi interrompido.

De recordar que as propostas de adjudicação à Transdev da subconcessão da Metro do Porto, e à Alsa da subconcessão da STCP, foram aprovadas pelos Conselhos de Administração das duas empresas em setembro.
Depois de o concurso público internacional lançado em agosto de 2014 ter falhado, o Governo optou por lançar um ajuste direto para a subconcessão da exploração e manutenção por 10 dez anos das empresas.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19

    Mundo

    Um noticiário da televisão britânica ITV recebeu em estúdio uma família que tinha uma criança muito irrequieta. O jornalista Alastair Steward não se importou com o comportamento da criança e entrou sempre nas brincadeiras.