sicnot

Perfil

Economia

Finlândia vai discutir permanência na zona euro

A Finlândia vai discutir a permanência na zona euro, depois de ter sido entregue no Parlamento de Helsínquia uma petição pública com 50 mil assinaturas a exigir o debate parlamentar.

Reuters

A Finlândia é o primeiro entre os 19 países da Zona Euro a pôr em causa a continuidade na moeda única. A pespectiva de rutura é tida como improvável mas mostra bem o nível de insatisfação de parte da população finlandesa, que se recusa a pagar as dívidas de outros países da Zona Euro, depois de 3 anos de contração económica no país da Escandinávia.


O debate parlamentar ainda não está marcado, mas deve acontecer no início do próximo ano. Apesar desta petição, que juntou 50 mil assinaturas, o último Eurobarómetro publicado este mês dá conta de que 64 por cento dos finlandeses apoia a moeda única e a continuidade na Zona Euro.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite