sicnot

Perfil

Economia

Finlândia vai discutir permanência na zona euro

A Finlândia vai discutir a permanência na zona euro, depois de ter sido entregue no Parlamento de Helsínquia uma petição pública com 50 mil assinaturas a exigir o debate parlamentar.

Reuters

A Finlândia é o primeiro entre os 19 países da Zona Euro a pôr em causa a continuidade na moeda única. A pespectiva de rutura é tida como improvável mas mostra bem o nível de insatisfação de parte da população finlandesa, que se recusa a pagar as dívidas de outros países da Zona Euro, depois de 3 anos de contração económica no país da Escandinávia.


O debate parlamentar ainda não está marcado, mas deve acontecer no início do próximo ano. Apesar desta petição, que juntou 50 mil assinaturas, o último Eurobarómetro publicado este mês dá conta de que 64 por cento dos finlandeses apoia a moeda única e a continuidade na Zona Euro.

  • Rebeldes sírios e Daesh confrontam-se na cidade de Al-Bab
    0:44

    New Articles

    Depois da operação militar da Turquia na cidade síria Al-Bab, os rebeldes sirios retomam os confrontos diretos com militantes do Daesh. Foram hoje reveladas imagens publicadas numa rede social, que mostram a cidade de Al-Bab, um dos principais alvos dos combates entre a Turquia e o aliados ocidentais, o Daesh e alguns dos rebeldes que lutam contra o regime de Bashar Al-Assad.