sicnot

Perfil

Economia

Finlândia vai discutir permanência na zona euro

A Finlândia vai discutir a permanência na zona euro, depois de ter sido entregue no Parlamento de Helsínquia uma petição pública com 50 mil assinaturas a exigir o debate parlamentar.

Reuters

A Finlândia é o primeiro entre os 19 países da Zona Euro a pôr em causa a continuidade na moeda única. A pespectiva de rutura é tida como improvável mas mostra bem o nível de insatisfação de parte da população finlandesa, que se recusa a pagar as dívidas de outros países da Zona Euro, depois de 3 anos de contração económica no país da Escandinávia.


O debate parlamentar ainda não está marcado, mas deve acontecer no início do próximo ano. Apesar desta petição, que juntou 50 mil assinaturas, o último Eurobarómetro publicado este mês dá conta de que 64 por cento dos finlandeses apoia a moeda única e a continuidade na Zona Euro.

  • A semana em revista

    Mundo

    Com a semana a chegar ao fim, a SIC Notícias apresenta-lhe, num único artigo, os destaques que marcaram a atualidade nos últimos dias. Um espaço onde pode ficar a saber, ou simplesmente recordar, os temas que marcaram a semana noticiosa.

    André de Jesus