sicnot

Perfil

Economia

Finlândia vai discutir permanência na zona euro

A Finlândia vai discutir a permanência na zona euro, depois de ter sido entregue no Parlamento de Helsínquia uma petição pública com 50 mil assinaturas a exigir o debate parlamentar.

Reuters

A Finlândia é o primeiro entre os 19 países da Zona Euro a pôr em causa a continuidade na moeda única. A pespectiva de rutura é tida como improvável mas mostra bem o nível de insatisfação de parte da população finlandesa, que se recusa a pagar as dívidas de outros países da Zona Euro, depois de 3 anos de contração económica no país da Escandinávia.


O debate parlamentar ainda não está marcado, mas deve acontecer no início do próximo ano. Apesar desta petição, que juntou 50 mil assinaturas, o último Eurobarómetro publicado este mês dá conta de que 64 por cento dos finlandeses apoia a moeda única e a continuidade na Zona Euro.

  • Queixas sobre comércio online dispararam em 2017

    Economia

    A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede social Portal da Queixa.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52