sicnot

Perfil

Economia

Finlândia vai discutir permanência na zona euro

A Finlândia vai discutir a permanência na zona euro, depois de ter sido entregue no Parlamento de Helsínquia uma petição pública com 50 mil assinaturas a exigir o debate parlamentar.

Reuters

A Finlândia é o primeiro entre os 19 países da Zona Euro a pôr em causa a continuidade na moeda única. A pespectiva de rutura é tida como improvável mas mostra bem o nível de insatisfação de parte da população finlandesa, que se recusa a pagar as dívidas de outros países da Zona Euro, depois de 3 anos de contração económica no país da Escandinávia.


O debate parlamentar ainda não está marcado, mas deve acontecer no início do próximo ano. Apesar desta petição, que juntou 50 mil assinaturas, o último Eurobarómetro publicado este mês dá conta de que 64 por cento dos finlandeses apoia a moeda única e a continuidade na Zona Euro.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".