sicnot

Perfil

Economia

Reserva Federal diz que pode ter condições para subir taxas de juro em dezembro

A maioria dos membros do banco central norte-americano considera que as condições económicas que permitem uma primeira subida das taxas de juro "podem ser atingidas em dezembro", segundo um documento divulgado hoje.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Kevin Lamarque / Reuters

Durante a reunião do comité de política monetária da Reserva Federal (Fed), realizada a 27 e 28 de outubro, "a maioria dos participantes" considerou que as condições requeridas para um início da normalização da política monetária "podem ser atingidas até à próxima reunião", a 15 e 16 de dezembro, de acordo com as atas publicadas.

As preocupações com a economia mundial e com a volatilidade dos mercados "diminuíram" apesar de ser ainda necessário "vigiá-las", referiram os membros da Fed.

No comunicado divulgado após a reunião de outubro, a Fed não fez qualquer referência à possibilidade de a situação económica e financeira global ter impacto no crescimento dos Estados Unidos, como fez em setembro.

Nessa altura, o banco central dos Estados Unidos mostrou preocupação com o abrandamento da economia chinesa e com a turbulência nos mercados financeiros.

A Fed tem mantido as taxas de juro de referência próximas de zero (entre zero e 0,25%) desde finais de 2008 para apoiar a recuperação após a crise financeira.

No passado dia 04, a presidente da Fed, Janet Yellen, indicou numa comissão do Congresso que a subida das taxas de juro em dezembro é "uma possibilidade real".

Lusa

  • Polícia procura condutor da carrinha e outros dois suspeitos
    1:08
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38