sicnot

Perfil

Economia

Reserva Federal diz que pode ter condições para subir taxas de juro em dezembro

A maioria dos membros do banco central norte-americano considera que as condições económicas que permitem uma primeira subida das taxas de juro "podem ser atingidas em dezembro", segundo um documento divulgado hoje.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Kevin Lamarque / Reuters

Durante a reunião do comité de política monetária da Reserva Federal (Fed), realizada a 27 e 28 de outubro, "a maioria dos participantes" considerou que as condições requeridas para um início da normalização da política monetária "podem ser atingidas até à próxima reunião", a 15 e 16 de dezembro, de acordo com as atas publicadas.

As preocupações com a economia mundial e com a volatilidade dos mercados "diminuíram" apesar de ser ainda necessário "vigiá-las", referiram os membros da Fed.

No comunicado divulgado após a reunião de outubro, a Fed não fez qualquer referência à possibilidade de a situação económica e financeira global ter impacto no crescimento dos Estados Unidos, como fez em setembro.

Nessa altura, o banco central dos Estados Unidos mostrou preocupação com o abrandamento da economia chinesa e com a turbulência nos mercados financeiros.

A Fed tem mantido as taxas de juro de referência próximas de zero (entre zero e 0,25%) desde finais de 2008 para apoiar a recuperação após a crise financeira.

No passado dia 04, a presidente da Fed, Janet Yellen, indicou numa comissão do Congresso que a subida das taxas de juro em dezembro é "uma possibilidade real".

Lusa

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".