sicnot

Perfil

Economia

Dívida pública volta a subir para 130,6% do PIB em setembro

​A dívida das administrações públicas voltou a subir, passando para os 130,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em setembro, acima do pico registado no final de 2014, de 130,2%, segundo o Banco de Portugal.

(SIC/ Arquivo)

De acordo com o boletim estatístico hoje divulgado pelo Banco de Portugal, a dívida das administrações públicas, na ótica de Maastricht (a que conta para Bruxelas), atingiu os 231.952 milhões de euros em setembro deste ano, o equivalente a 130,6% do PIB.

Em junho, a dívida pública tinha ficado nos 225.456 milhões de euros (128,7% do PIB) e, em dezembro de 2014, tinha sido de 225.767 milhões de euros (130,2%).

Considerando a dívida líquida de depósitos da administração central, verifica-se que, em setembro, foi de 212.121 milhões de euros, ou 119,4% do PIB.

No final do segundo trimestre, a dívida excluída dos depósitos da administração central era de 210.737 milhões de euros (120% do PIB) e, em dezembro do ano passado, a dívida líquida destes depósitos era inferior, de 208.196 milhões de euros, embora o rácio face ao PIB se tenha mantido nos 120%.

No programa do Governo, o executivo demissionário tinha identificado como objetivo reduzir a dívida pública dos 130,2% registados no final de 2014 para os 125,2% no final deste ano, uma projeção mais otimista do que as dos credores internacionais.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que Portugal chegue ao final de 2015 com uma dívida pública de 127,8% do PIB, uma projeção mais otimista do que a da Comissão Europeia, que antecipa que a dívida pública de Portugal caia para os 128,2% no final deste ano.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.