sicnot

Perfil

Economia

Há mais de 100 anos que não se via nada assim

Foi descoberto o maior diamante dos últimos 105 anos. A Lucara Diamond Corporation anunciou hoje a descoberta de um diamante de 1.111 quilates numa mina em Karwe, no Botswana.

Lucara Diamond Corp.

Lucara Diamond Corp.

Lucian Coman

Lucara Diamond Corp.

Lucara Diamond Corp.

Lucian Coman

Lucara Diamond Corp.

Lucara Diamond Corp.

Lucian Coman

Conta a Bloomberg que a pedra gigante, desenterrada por uma empresa canadiana no Botswana, tem mais de mil quilates. Maior mesmo só um diamante encontrado na África do Sul, em 1905, com 3.106 quilates.

Na altura, a pedra foi divida em dois, trabalhada e transformada na Estrela Maior e na Estrela Menor de África, duas peças que fazem parte do Tesouro da Família Real Britânica.

Este diamante agora encontrado foi descoberto na mina de Karwe, uma das mais "recheadas" do mundo. Já rendeu à empresa Lucara Diamond Corporation muitos milhões.

Só para ter uma ideia, este ano, a empresa vendeu um diamante de 341,9 quilates por mais de 19 milhões de euros.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.