sicnot

Perfil

Economia

Preço do gasóleo atingiu mínimo histórico de 1,20 €/litro em outubro

O preço do gasóleo atingiu um mínimo histórico de 1,20 euros por litro em outubro, diminuindo três cêntimos desde o início do ano, ao contrário da gasolina que aumentou 4,1 cêntimos no mesmo período.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Tobias Schwarz / Reuters

O relatório de novembro da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) indica que o consumo de combustível diminuiu 1,2% em outubro face ao mesmo mês de 2014 (-0,4% de gasóleo e -4,3% de gasolina), embora tenha aumentado 2,8% quando comparado o consumo de janeiro a outubro de 2015 com o período homólogo do ano anterior.

O preço médio de venda ao público do gasóleo decresceu 0,2% entre janeiro e outubro de 2015 (-3 cêntimos), enquanto a gasolina diminuiu até ao final de janeiro, altura em que atingiu um valor mínimo de 1,305 euros por litro (nas semanas de 19 e 26 de janeiro), mas aumentou 4,1 cêntimos entre janeiro e outubro (3,1%).

Na semana de 26 de outubro, quando o gasóleo se fixou num mínimo de 1,120 cêntimos por litro, o preço médio da gasolina atingiu os 1,337 euros/litro.

A margem bruta (diferença entre o preço médio do combustível antes de impostos (PMAI) e a cotação internacional do produto) entre o início de janeiro e o final de outubro de 2015 caiu 2,3 cêntimos/litro no caso do gasóleo (-12,8%) e 0,3 cêntimos/litro para a gasolina (1,9%).

A ENMC destaca que o preço de venda do gasóleo em Portugal tem acompanhado a média verificada na União Europeia (EU), embora fosse 3,1 cêntimos inferior à média Europeia a 26 de outubro de 2015 (-2,6%), enquanto a gasolina apresentou variações mais acentuadas, encontrando-se 3 cêntimos acima da média dos 28 (2,2%) na mesma data.

Em outubro de 2015, Portugal era o 7.º país da UE com gasolina mais cara (5.º entre os países com preço antes de impostos mais elevado), e o 10º que mais pagava pelo gasóleo (6.º país com preço antes de impostos mais caro).

Em termos de margens brutas, a 26 de outubro, a do gasóleo era 3,5 cêntimos/litro superior à média europeia e a da gasolina estava 1,7 cêntimos acima (2,3 cêntimos e 0,1 cêntimos, respetivamente, no dia 01 de janeiro).

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44