sicnot

Perfil

Economia

Preço do gasóleo atingiu mínimo histórico de 1,20 €/litro em outubro

O preço do gasóleo atingiu um mínimo histórico de 1,20 euros por litro em outubro, diminuindo três cêntimos desde o início do ano, ao contrário da gasolina que aumentou 4,1 cêntimos no mesmo período.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Tobias Schwarz / Reuters

O relatório de novembro da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) indica que o consumo de combustível diminuiu 1,2% em outubro face ao mesmo mês de 2014 (-0,4% de gasóleo e -4,3% de gasolina), embora tenha aumentado 2,8% quando comparado o consumo de janeiro a outubro de 2015 com o período homólogo do ano anterior.

O preço médio de venda ao público do gasóleo decresceu 0,2% entre janeiro e outubro de 2015 (-3 cêntimos), enquanto a gasolina diminuiu até ao final de janeiro, altura em que atingiu um valor mínimo de 1,305 euros por litro (nas semanas de 19 e 26 de janeiro), mas aumentou 4,1 cêntimos entre janeiro e outubro (3,1%).

Na semana de 26 de outubro, quando o gasóleo se fixou num mínimo de 1,120 cêntimos por litro, o preço médio da gasolina atingiu os 1,337 euros/litro.

A margem bruta (diferença entre o preço médio do combustível antes de impostos (PMAI) e a cotação internacional do produto) entre o início de janeiro e o final de outubro de 2015 caiu 2,3 cêntimos/litro no caso do gasóleo (-12,8%) e 0,3 cêntimos/litro para a gasolina (1,9%).

A ENMC destaca que o preço de venda do gasóleo em Portugal tem acompanhado a média verificada na União Europeia (EU), embora fosse 3,1 cêntimos inferior à média Europeia a 26 de outubro de 2015 (-2,6%), enquanto a gasolina apresentou variações mais acentuadas, encontrando-se 3 cêntimos acima da média dos 28 (2,2%) na mesma data.

Em outubro de 2015, Portugal era o 7.º país da UE com gasolina mais cara (5.º entre os países com preço antes de impostos mais elevado), e o 10º que mais pagava pelo gasóleo (6.º país com preço antes de impostos mais caro).

Em termos de margens brutas, a 26 de outubro, a do gasóleo era 3,5 cêntimos/litro superior à média europeia e a da gasolina estava 1,7 cêntimos acima (2,3 cêntimos e 0,1 cêntimos, respetivamente, no dia 01 de janeiro).

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.