sicnot

Perfil

Economia

Preço do gasóleo atingiu mínimo histórico de 1,20 €/litro em outubro

O preço do gasóleo atingiu um mínimo histórico de 1,20 euros por litro em outubro, diminuindo três cêntimos desde o início do ano, ao contrário da gasolina que aumentou 4,1 cêntimos no mesmo período.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Tobias Schwarz / Reuters

O relatório de novembro da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) indica que o consumo de combustível diminuiu 1,2% em outubro face ao mesmo mês de 2014 (-0,4% de gasóleo e -4,3% de gasolina), embora tenha aumentado 2,8% quando comparado o consumo de janeiro a outubro de 2015 com o período homólogo do ano anterior.

O preço médio de venda ao público do gasóleo decresceu 0,2% entre janeiro e outubro de 2015 (-3 cêntimos), enquanto a gasolina diminuiu até ao final de janeiro, altura em que atingiu um valor mínimo de 1,305 euros por litro (nas semanas de 19 e 26 de janeiro), mas aumentou 4,1 cêntimos entre janeiro e outubro (3,1%).

Na semana de 26 de outubro, quando o gasóleo se fixou num mínimo de 1,120 cêntimos por litro, o preço médio da gasolina atingiu os 1,337 euros/litro.

A margem bruta (diferença entre o preço médio do combustível antes de impostos (PMAI) e a cotação internacional do produto) entre o início de janeiro e o final de outubro de 2015 caiu 2,3 cêntimos/litro no caso do gasóleo (-12,8%) e 0,3 cêntimos/litro para a gasolina (1,9%).

A ENMC destaca que o preço de venda do gasóleo em Portugal tem acompanhado a média verificada na União Europeia (EU), embora fosse 3,1 cêntimos inferior à média Europeia a 26 de outubro de 2015 (-2,6%), enquanto a gasolina apresentou variações mais acentuadas, encontrando-se 3 cêntimos acima da média dos 28 (2,2%) na mesma data.

Em outubro de 2015, Portugal era o 7.º país da UE com gasolina mais cara (5.º entre os países com preço antes de impostos mais elevado), e o 10º que mais pagava pelo gasóleo (6.º país com preço antes de impostos mais caro).

Em termos de margens brutas, a 26 de outubro, a do gasóleo era 3,5 cêntimos/litro superior à média europeia e a da gasolina estava 1,7 cêntimos acima (2,3 cêntimos e 0,1 cêntimos, respetivamente, no dia 01 de janeiro).

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Incêndio em Alfragide deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação em Alfragide, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa