sicnot

Perfil

Economia

Ministra das Finanças diz que entrega do próximo OE é da responsabilidade do próximo governo

Ministra das Finanças diz que entrega do próximo OE é da responsabilidade do próximo governo

Maria Luís Albuquerque diz que os ministros das Finanças da zona euro foram compreensivos com Portugal, que não entregou ainda um esboço do orçamento de Estado para 2016. A ministra das Finanças disse também, depois de o presidente do Eurogrupo ter insistido, que o país está muito atrasado e tem de apresentar a proposta o mais rapidamente possível.

  • Teixeira dos Santos defende importância de ter OE 2016 aprovado rapidamente
    1:00

    Novo Governo

    Na ronda da tarde, Teixeira dos Santos foi o primeiro economista a ser recebido pelo Presidente da República, Cavaco Silva. No final do encontro, o ex-ministro das Finanças do Executivo Sócrates não quis pronunciar-se sobre uma solução de Governo. Defendeu apenas a importância de ter o Orçamento de Estado (OE) para 2016 aprovado o mais depressa possível.

  • Bruxelas insiste para que Governo envie esboço do OE 2016
    0:34

    Economia

    A dois dias da divulgação das previsões económicas de outono, a Comissão Europeia continua sem receber qualquer esboço com as linhas orçamentais de Portugal. O Governo deveria ter entregado o documento a Bruxelas no passado dia 15 de outubro, mas Passos Coelho justificou que só o novo Executivo poderia fazê-lo. A Comissão volta a dizer que os dados portugueses são necessários para a análise do défice e dívida comparável em todos os países da Zona Euro.

  • Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa

    Opinião

    Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.

    Ricardo Costa

  • Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT

    Economia

    Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.

  • "Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
    0:57

    Economia

    O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.