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DECO diz que Volkswagen trata consumidores europeus e americanos de maneira diferente

A DECO acusou esta terça-feira a Volkswagen de promover um tratamento desigual entre os consumidores americanos e europeus e queixou-se da falta de resposta das autoridades públicas.

© Ina Fassbender / Reuters

Segundo o jurista da DECO Luís Pisco, a subsidiária americana do grupo Volkswagen está a tomar medidas adicionais para ressarcir os clientes afetados pela fraude das emissões de dióxido de carbono, oferecendo vales para gastar em serviços da marca, o que não acontece na Europa.

A DECO lamentou, por outro lado, que continue a haver muitas questões por responder nomeadamente, como é que os consumidores irão ser compensados pelos seus danos, quando é que se vai iniciar o processo de recolha dos veículos e por quanto tempo durará o processo.

"Os consumidores, em Portugal, continuam apreensivos relativamente aos efeitos fiscais que este processo de recolha terá, no futuro, sobre os seus carros", vincou a associação de consumidores num comunicado.

A DECO disponibilizou um formulário 'online' destinado aos proprietários dos veículos afetados no qual já se registaram cerca de 4.500 consumidores, que poderão ir acompanhando o desenvolvimento dos seus casos.

O objetivo é "precaver junto do fabricante" que todos os consumidores terão o mesmo tratamento, independentemente de cada situação particular (terem adquirido o carro na marca, estar na garantia, etc.).

Num encontro com jornalistas em novembro, o secretário de Estado do Ambiente considerou que os efeitos da fraude da Volkswagen são menores em Portugal do que noutros países europeus porque os 125.491 veículos afetados representam 4,8% do total de ligeiros a diesel e 2,8% da frota nacional.

Segundo o relatório preliminar que foi apresentado também pela secretária de Estado da Economia, Vera Rodrigues, existem em Portugal 102.140 veículos afetados das marcas Volkswagen, Audi e Skoda e mais 23.351 da marca Seat.

No total, são 125.491 os veículos com dispositivos que manipulam os dados relativos à emissão de gases poluentes.

O grupo de trabalho estima, no seu relatório preliminar, que esta situação provoca um agravamento das emissões nacionais de óxidos de azoto de cerca de 1,7%, relativamente a 2013.

O Governo reafirmou, na mesma altura, que acionará todos os meios legais e operacionais para recuperar junto do grupo Volkswagen a receita fiscal que possa estar em falta em resultado da adulteração das emissões poluentes.

Lusa

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