sicnot

Perfil

Economia

Défice das contas públicas agrava-se para os 4.818 milhões de euros

O défice das contas públicas agravou-se em outubro para os 4.817 milhões de euros. Ainda assim, representa uma redução de 1.200 milhões quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Na síntese da execução orçamental, divulgada esta manhã, constata-se ainda que a receita com impostos subiu 5,3%, principalmente por causa da cobrança de IVA, que aumentou 7,8%.

Pelo contrário, as receitas com o IRS voltaram a cair. O Estado arrecadou menos 118 milhões de euros com este imposto no mês de outubro.

  • Não haverá devolução da sobretaxa do IRS

    Economia

    Os contribuintes receberiam zero de devolução da sobretaxa de IRS se o ano acabasse agora. É o que resulta da execução orçamental até ao fim de outubro. A receita de IRS caiu mais de 1% e a subida do IVA não chegou para compensar.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.