sicnot

Perfil

Economia

Défice das contas públicas agrava-se para os 4.818 milhões de euros

O défice das contas públicas agravou-se em outubro para os 4.817 milhões de euros. Ainda assim, representa uma redução de 1.200 milhões quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Na síntese da execução orçamental, divulgada esta manhã, constata-se ainda que a receita com impostos subiu 5,3%, principalmente por causa da cobrança de IVA, que aumentou 7,8%.

Pelo contrário, as receitas com o IRS voltaram a cair. O Estado arrecadou menos 118 milhões de euros com este imposto no mês de outubro.

  • Não haverá devolução da sobretaxa do IRS

    Economia

    Os contribuintes receberiam zero de devolução da sobretaxa de IRS se o ano acabasse agora. É o que resulta da execução orçamental até ao fim de outubro. A receita de IRS caiu mais de 1% e a subida do IVA não chegou para compensar.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.