sicnot

Perfil

Economia

Défice das contas públicas agrava-se para os 4.818 milhões de euros

O défice das contas públicas agravou-se em outubro para os 4.817 milhões de euros. Ainda assim, representa uma redução de 1.200 milhões quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Na síntese da execução orçamental, divulgada esta manhã, constata-se ainda que a receita com impostos subiu 5,3%, principalmente por causa da cobrança de IVA, que aumentou 7,8%.

Pelo contrário, as receitas com o IRS voltaram a cair. O Estado arrecadou menos 118 milhões de euros com este imposto no mês de outubro.

  • Não haverá devolução da sobretaxa do IRS

    Economia

    Os contribuintes receberiam zero de devolução da sobretaxa de IRS se o ano acabasse agora. É o que resulta da execução orçamental até ao fim de outubro. A receita de IRS caiu mais de 1% e a subida do IVA não chegou para compensar.

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.