sicnot

Perfil

Economia

Défice das contas públicas agrava-se para os 4.818 milhões de euros

O défice das contas públicas agravou-se em outubro para os 4.817 milhões de euros. Ainda assim, representa uma redução de 1.200 milhões quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Na síntese da execução orçamental, divulgada esta manhã, constata-se ainda que a receita com impostos subiu 5,3%, principalmente por causa da cobrança de IVA, que aumentou 7,8%.

Pelo contrário, as receitas com o IRS voltaram a cair. O Estado arrecadou menos 118 milhões de euros com este imposto no mês de outubro.

  • Não haverá devolução da sobretaxa do IRS

    Economia

    Os contribuintes receberiam zero de devolução da sobretaxa de IRS se o ano acabasse agora. É o que resulta da execução orçamental até ao fim de outubro. A receita de IRS caiu mais de 1% e a subida do IVA não chegou para compensar.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.

  • Pavilhão Carlos Lopes esteve encerrado durante 14 anos
    2:27