sicnot

Perfil

Economia

Mais atentados na Europa podem atrasar recuperação económica da zona euro, avisa BCE

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, advertiu hoje que "mais episódios de terrorismo na Europa afetarão a confiança, aumentarão a aversão ao risco em ativos europeus e poderão afetar a recuperação económica da zona euro".

Reuters

Vítor Constâncio, que falava na apresentação do relatório semestral de estabilidade financeira do BCE, no qual a entidade analisa os principais riscos para o sistema, disse que "não se pode ignorar este risco" e que, atualmente, os riscos para a economia real estão em baixa.

"O que aconteceu afetará particularmente o consumo temporariamente nos países mais atingidos pelos atentados, mas o que assistimos noutros casos como no dos atentados contra o (jornal francês) Charlie Hebdo é que o consumo se reduziu temporariamente, mas meses depois corrigiu-se totalmente", afirmou Constâncio.

"De momento, o impacto é limitado, mas mais casos mudarão a situação", adiantou o vice-presidente do BCE.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.