sicnot

Perfil

Economia

Mais atentados na Europa podem atrasar recuperação económica da zona euro, avisa BCE

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, advertiu hoje que "mais episódios de terrorismo na Europa afetarão a confiança, aumentarão a aversão ao risco em ativos europeus e poderão afetar a recuperação económica da zona euro".

Reuters

Vítor Constâncio, que falava na apresentação do relatório semestral de estabilidade financeira do BCE, no qual a entidade analisa os principais riscos para o sistema, disse que "não se pode ignorar este risco" e que, atualmente, os riscos para a economia real estão em baixa.

"O que aconteceu afetará particularmente o consumo temporariamente nos países mais atingidos pelos atentados, mas o que assistimos noutros casos como no dos atentados contra o (jornal francês) Charlie Hebdo é que o consumo se reduziu temporariamente, mas meses depois corrigiu-se totalmente", afirmou Constâncio.

"De momento, o impacto é limitado, mas mais casos mudarão a situação", adiantou o vice-presidente do BCE.

  • Passos Coelho pede desculpa aos portugueses
    3:35
  • População afetada pelo fogo tenta repor o que as chamas destruíram
    1:54
  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.