sicnot

Perfil

Economia

Mais atentados na Europa podem atrasar recuperação económica da zona euro, avisa BCE

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, advertiu hoje que "mais episódios de terrorismo na Europa afetarão a confiança, aumentarão a aversão ao risco em ativos europeus e poderão afetar a recuperação económica da zona euro".

Reuters

Vítor Constâncio, que falava na apresentação do relatório semestral de estabilidade financeira do BCE, no qual a entidade analisa os principais riscos para o sistema, disse que "não se pode ignorar este risco" e que, atualmente, os riscos para a economia real estão em baixa.

"O que aconteceu afetará particularmente o consumo temporariamente nos países mais atingidos pelos atentados, mas o que assistimos noutros casos como no dos atentados contra o (jornal francês) Charlie Hebdo é que o consumo se reduziu temporariamente, mas meses depois corrigiu-se totalmente", afirmou Constâncio.

"De momento, o impacto é limitado, mas mais casos mudarão a situação", adiantou o vice-presidente do BCE.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24