sicnot

Perfil

Economia

Não haverá devolução da sobretaxa do IRS

Os contribuintes receberiam zero de devolução da sobretaxa de IRS se o ano acabasse agora. É o que resulta da execução orçamental até ao fim de outubro. A receita de IRS caiu mais de 1% e a subida do IVA não chegou para compensar.

(SIC)

(SIC)

No Orçamento de Estado de 2015 estava prevista uma subida de 4,9% no IVA e de 2,4% no IRS. Tudo o que ficasse acima destes limites levaria a uma devolução da sobretaxa de IRS aos constribuintes.

Antes das eleições, esta devolução representava 35% da receita da sobretaxa.

Mas os dados apurados em novembro, referentes ao final de outubro, mostram que os contribuintes teriam a receber zero se o ano acabasse agora.

A explicação está na evolução da cobrança de IRS. Neste momento está a cair 1,1% e não a subir ao contrário do que estava previsto. A subida do IVA acima do limiar inscrito no Orçamento não chega para compensar esta queda do IRS.

A principal razão para a baixa da receita deste imposto tem a ver com os rendimentos de capitais. Por um lado, as taxas de juro dos depósitos bancários estão historicamente baixas. Por outro lado, a taxa de poupança das familias caiu muito. Em consequência, a receita de IRS sobre estes rendimentos está muito longe do objectivo fixado no Orçamento.

No global, as contas do Estado até apresentam uma evolução posiutiva. O défice registado em Outubro foi de 4.817 milhões de euros, o que representa uma diminuição de 1.200 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.