sicnot

Perfil

Economia

Portugal colocou 995 M€ a 10 anos a uma taxa de juro superior

Portugal colocou hoje 995 milhões de euros em Obrigações de Tesouro (OT) a dez anos, abaixo do máximo oferecido, a uma taxa de juro de 2,4294%, superior à do anterior leilão comparável de 14 de outubro (2,3975%), foi anunciado.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Segundo dados da Agência de Gestão do Crédito e da Dívida Pública (IGCP), publicados na página da entidade na agência Bloomberg, a procura de OT a dez anos atingiu 1.896 milhões de euros, 1,91 vezes superior ao montante colocado.

No anterior leilão de OT a dez anos, a 14 de outubro, foram colocados 950 milhões de euros à taxa de juro de 2,3975%, superior à verificada a 25 de fevereiro, quando foram colocados 1.499 milhões de euros em OT a dez anos à taxa de juro de 2,0411%, a mais baixa de sempre.

A 14 de outubro a procura atingiu 1.536 milhões de euros, 1,62 vezes superior ao montante colocado.

A Agência de Gestão do Crédito e da Dívida Pública anunciou na semana passada que iria realizar hoje um leilão de OT com maturidade em outubro de 2025, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros.

O leilão de hoje foi o primeiro de longo prazo realizado depois de a Assembleia da República ter chumbado o Programa de Governo do executivo liderado por Pedro Passos Coelho e também o primeiro já depois da indigitação de António Costa para primeiro-ministro.

Portugal espera arrecadar até 2.000 milhões de euros em OT e até 3.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) até ao final do ano, totalizando 5.750 milhões de euros, segundo o programa de financiamento do último trimestre de 2015 divulgado pelo IGCP no início de outubro.

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.