sicnot

Perfil

Economia

Portugal colocou 995 M€ a 10 anos a uma taxa de juro superior

Portugal colocou hoje 995 milhões de euros em Obrigações de Tesouro (OT) a dez anos, abaixo do máximo oferecido, a uma taxa de juro de 2,4294%, superior à do anterior leilão comparável de 14 de outubro (2,3975%), foi anunciado.

(Arquivo Reuters)

(Arquivo Reuters)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Segundo dados da Agência de Gestão do Crédito e da Dívida Pública (IGCP), publicados na página da entidade na agência Bloomberg, a procura de OT a dez anos atingiu 1.896 milhões de euros, 1,91 vezes superior ao montante colocado.

No anterior leilão de OT a dez anos, a 14 de outubro, foram colocados 950 milhões de euros à taxa de juro de 2,3975%, superior à verificada a 25 de fevereiro, quando foram colocados 1.499 milhões de euros em OT a dez anos à taxa de juro de 2,0411%, a mais baixa de sempre.

A 14 de outubro a procura atingiu 1.536 milhões de euros, 1,62 vezes superior ao montante colocado.

A Agência de Gestão do Crédito e da Dívida Pública anunciou na semana passada que iria realizar hoje um leilão de OT com maturidade em outubro de 2025, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros.

O leilão de hoje foi o primeiro de longo prazo realizado depois de a Assembleia da República ter chumbado o Programa de Governo do executivo liderado por Pedro Passos Coelho e também o primeiro já depois da indigitação de António Costa para primeiro-ministro.

Portugal espera arrecadar até 2.000 milhões de euros em OT e até 3.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) até ao final do ano, totalizando 5.750 milhões de euros, segundo o programa de financiamento do último trimestre de 2015 divulgado pelo IGCP no início de outubro.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim