sicnot

Perfil

Economia

Portugal espera hoje arrecadar até 1.000 ME em dívida a 10 anos

Portugal regressa hoje ao mercado para uma emissão de dívida de longo prazo, realizando um leilão de Obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos, com o qual pretende captar até 1.000 milhões de euros.

(Lusa/ Arquivo)

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou na semana passada que vai realizar hoje, pelas 10:30, um leilão de OT com maturidade em outubro de 2025, com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões de euros.

Esta será a primeira vez que a agência liderada por Cristina Casalinho realiza um leilão de longo prazo depois de a Assembleia da República ter chumbado o Programa de Governo do executivo liderado por Pedro Passos Coelho e será também a primeira realizada já depois da indigitação de António Costa como primeiro-ministro.

A 14 de outubro, data do último leilão a 10 anos, o IGCP emitiu 950 milhões de euros em OT a uma taxa de 2,3975%, superior à do leilão comparável anterior, de fevereiro (2,0411%).

Portugal espera arrecadar até 2.000 milhões de euros em OT e até 3.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) até ao final do ano, totalizando 5.750 milhões de euros, segundo o programa de financiamento do último trimestre de 2015 divulgado pelo IGCP no início de outubro.

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16